Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de julho de 2008

AR SECO CAUSA GRANDE AMPLITUDE TÉRMICA EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (18h50min) vemos poucas nuvens em SC.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Tivemos mais um dia de julho com tempo bom e seco em SC. A consequência foi a grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima de máxima), a qual se manteve e ainda se mantêm essa semana sobre o Estado. Na madrugada fez mínima de 3.7ºC em Caçador, 6.6ºC em Itapoá, 7.9ºC em Joaçaba, 8.2ºC em Urussanga, 10.2ºC em Curitibanos, 11.1ºC em Indaial e 12.4ºC em Florianópolis. Durante a tarde a situação se inverteu no que diz respeito a temperatura. Ou seja, fez calor. A máxima chegou aos 31.7ºC em Urussanga, 30.2ºC em Santa Marta, 29.1ºC em Florianópolis, 27.7ºC em Indaial, 27.5ºC em Itapoá e 25.7ºC em São Miguel d'Oeste. A umidade relativa do ar novamente apresentou valores baixos, chegando aos 13% em Urubici, 24% em Urussanga e 34% em Curitibanos. Todos os dados apresentados acima foram registrados nas estações automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar seco em superfície associada a uma crista (alta pressão alongada) nos níveis superiores da troposfera.

A tendência é que o sábado seja novamente de tempo bom e seco em SC, com temperaturas baixas na madrugada e elevadas durante a tarde. Na madrugada de domingo a nebulosidade aumenta e há chance de chuva isolada durante esse dia apenas na divisa com o RS em função de uma frente estacionária. Nas outras áreas nebulosidade variável sem chuva. Na segunda-feira o sol volta a aparecer em todas as regiões e não chove. Na madrugada de terça-feira teremos a formação de uma frente fria sobre o RS, a qual terá associado um ciclone extratropical no oceano na altura do Uruguai. Por isso há condições para chuva e temporais isolados em SC no decorrer da terça-feira, começando do oeste ao sul e se estendendo para as demais regiões.

-> AEROPORTO:

MÍN: 12ºC
MÁX: 29ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 15.4ºC
MÁX: 28.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.


MÍN: 12ºC
MÁX: 28ºC
VENTO: Noroeste/sudeste.

Previsão válida para o dia 19/07/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> MASTER
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: