Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 16 de julho de 2008

GRANDE AMPLITUDE TÉRMICA EM SC


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (19h10min) vemos poucas nuvens em SC. A segunda figura é a imagem de vapor d'água contido na atmosfera. Nota-se uma área escura em SC, indicando o ar muito seco.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A quarta-feira foi de sol e tempo bom em SC. O que marcou o dia de hoje foi a elevada amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) em algumas cidades. Para se ter uma idéia, segundo o INMET, em Caçador fez mínima de 1.7ºC e máxima de 24.4ºC, em Curitibanos fez mínima de 7ºC e máxima de 23.9ºC, em Urussanga fez mínima de 9.2ºC e máxima de 27.1ºC e em Ituporanga fez mínima de 5ºC e máxima de 20.7ºC. A umidade relativa do ar esteve muito baixa, chegando a 12% em São Joaquim, 23% em Curitibanos, 24% em Urussanga, 33% em São Miguel d'Oeste e 34% em Xanxerê.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar seco. Um centro de alta pressão em médios níveis da troposfera está localizado entre SC e PR, fazendo o ar desse nível descer para superfície, aumentando a pressão e o calor. Por isso está fazendo calor no Estado. Já durante a noite a temperatura cai rapidamente e faz até um certo frio em virtude da ausência do sol e nuvens.

A tendência é que o tempo permaneça assim até sábado. No domingo uma frente fria muda o tempo em SC, trazendo condições para chuva.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 15ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 14.3ºC
MÁX: 22.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Ensolarado.


MÍN: 15ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Nordeste/noroeste

Previsão válida para o dia 17/07/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: