Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 14 de julho de 2008

TEMPERATURA BEIROU OS 30ºC HOJE NO SUL CATARINENSE.

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (19h:20min) vemos poucas nuvens em SC. Há formação de nevoeiros entre o meio-oeste e planalto serrano.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Esta segunda-feira foi novamente de sol e poucas nuvens em SC. As temperaturas mínimas ficaram relativamente baixas. Fez 10.3ºC em Curitibanos e 11.5ºC em São Joaquim. As temperaturas durante a tarde ficaram altas para essa época do ano. A máxima foi de 29.4ºC em Urussanga, 25.8ºC em Santa Marta e Indaial, 25.1ºC em São Miguel d'Oeste e 24.7ºC em Florianópolis. Todos esses dados são das estações automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar seco em superfície e uma crista (alta pressão alongada) nos níveis superiores da troposfera. O calor observado é provocado por compressão adiabática, ou seja, a descida do ar dos níveis altos para superfície causa um aquecimento. Durante a noite com a ausência do sol e nuvens, o calor do dia se perde rapidamente para o espaço e por isso ainda faz frio neste período.

A tendência é que esta situação continue nos próximos dias. As temperaturas máximas devem ficar entre 26 e 29ºC na maior parte das regiões catarinenses, com excessão do planalto serrano. O tempo só muda entre sábado e domingo.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 16ºC
MÁX: 25ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 16.0ºC
MÁX: 24.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.


MÍN: 16ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Nordeste/noroeste

Previsão válida para o dia 15/07/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: