Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

MAIS UM DIA COM FORTES TEMPESTADES PELO TERRITÓRIO CATARINENSE



O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos bastante nuvens sobre SC, sendo mais carregadas no centro-norte do Estado onde chove com trovoadas. No meio-oeste o topo das nuvens chega a apresentar temperatura de -70ºC (ver a segunda imagem acima). No sul catarinense chuvisca, mas sem descargas elétricas.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Pelo menos durante a maior parte do dia de hoje o que predominou sobre o Estado foi nebulosidade variável com bons períodos de sol. Fez calor com sensação de abafamento. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a máxima alcançou os 31.7ºC em São Miguel do Oeste, 29.1ºC em Joaçaba, 29.0ºC em Joaçaba e 26.8ºC em Indaial. No litoral e sul do Estado esta sexta-feira foi de tempo mais fechado com nebulosidade do tipo stratiforme, a qual provocou alguns chuviscos isolados. No fim da tarde três células convectivas se formaram sobre SC, uma no meio-oeste, outra no planalto norte e outra na Grande Florianópolis. No começo da noite a do meio-oeste e do planalto norte evoluiram bastante, causando chuva com descargas elétricas nessas regiões. Nesse mesmo período outra intensa célula convectiva se formou no sudeste do Paraguai e cresceu a tal ponto de atingir o oeste e meio-oeste catarinense provocando chuva e descargas elétricas nessas regiões. O sistema apresentava nuvens com topos frios de até -70ºC. Em São Miguel do Oeste um forte temporal acumulou 21.4mm na estação automática do INMET entre as 21 e 22h (horário de verão), com rajadas de vento de 39.2 Km/h.


Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência de ventos em altitude aliada a atuação do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2000 metros de altitude) e um cavado (área de baixa pressão alongada) em superfície. Além disso a umidade e as temperaturas estão altas sobre SC, o que também contribuiu para a formação das células de convecção.


A tendência é que o sábado comece com nebulosidade variável com bons períodos de sol e temperaturas de até 29ºC pelo Estado, com sensação de abafamento. A partir da tarde o avanço de um cavado (baixa pressão alongada) a 5000 metros de altitude pela Argentina reforça a instabilidade sobre SC e com isso há chance de chuva com descargas elétricas e temporais isolados em todo o território catarinense. Grande chance de granizo. No domingo chove durante grande parte do dia no Estado. Na noite de domingo o cavado em altitude comentado acima se aprofunda e fecha uma baixa pressão em superfície sobre o Sul do Brasil. Na segunda-feira essa baixa pressão gera uma frente subtropical sobre SC, a qual se desloca rapídamente para o alto mar junto com o sistema de baixa pressão. Com isso o dia de segunda-feira deve ser de sol e calor na maior parte do Estado catarinense. No litoral a umidade marítima favorecida pela baixa pressão no mar pode provocar nuvens baixas. No final desse dia há chance de novos temporais em SC.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.9ºC
MÁX: 25.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável com chuva isolada e descargas elétricas. Entre a tarde e noite a chuva se intensifica.


MÍN:
20ºC

MÁX: 24ºC
VENTO: Sudeste/leste. Rajadas de 60Km/h associada a temporais.

Previsão válida para o dia 25/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

Nenhum comentário: