Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TEMPESTADES COM GRANIZO EM SANTA CATARINA


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (23h:45min) vemos muita nebulosidade pelo Estado catarinense, com pontos mais fortes na Grande Florianópolis, Litoral norte e nas cidades que fazem divisa com o PR. Chove com trovoadas nessas regiões no momento.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Durante a madrugada e boa parte do dia desta quinta-feira o céu das regiões de SC ficou com variação de nuvens médias e altas, entre aberturas de sol. As temperaturas se elevaram, mas com a alta umidade a sensação foi de abafamento. A máxima alcançou os 26.8ºC em Dioníosio Cerqueira. Na metade da tarde fortes instabilidades avançaram do RS para as regiões catarinenses que fazem divisa com o Estado gaúcho, provocando chuva com descargas elétricas e temporais isolados. Veja na imagem de satélite abaixo a forte convecção.

Perto do fim da tarde um intenso temporal atingiu São Miguel do Oeste, onde a chuva acumulou 16.8mm entre as 16 e 17h da tarde (horário de verão). Logo depois, outro temporal se formou sobre Urussanga onde acumulou 17.0mm entre as 17 e 18h e outro em Joaçaba que acumulou 17.6mm no mesmo horário, sendo que as rajadas de vento na cidade do meio-oeste chegaram aos 51.8 Km/h na hora da tempestade. Veja a imagem de satélite do final da tarde, mostrando nuvens muito carregadas sobre o Estado.

No início da noite, uma tempestade atingiu Caçador, no meio-oeste catarinense, com ventos de 54 Km/h e acumulado de 10.0mm entre as 18 e 19h. Neste mesmo horário outra tempestade castigava Ituporanga, onde ao acumulado chegou a 23.6mm entre as 19 e 20h, ou seja em apenas 60 minutos. Também no mesmo horário desabava sobre Indaial uma forte chuva cujo o acumulado alcançou os 18.4mm entre as 20 e 21h. Veja a imagem de satélite abaixo do início da noite de hoje, apresentando a forte instabilidade.

Além dos temporais mostrados acima, tivemos também registro de granizo em Lages (foto abaixo) e Rio do Sul, segundo a defesa civil de SC.


Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência de ventos em altitude aliada ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes úmidos vindos da Amazônia), alta umidade e calor em superfície e a presença de uma frente estacionária no RS. Esses fatores favorecem o forte levantamento do ar quente (convecção), formando nuvens carregadas e temporais isolados.

A tendência é que nas próximas horas o sistema frontal se desloque mais para o oceano. Porém deixará um cavado (baixa pressão alongada) em superfície sobre o sul do Brasil, o que com a ajuda de pequenas perturbações ciclônicas a 5000 metros de altitude deve manter a instabilidade sobre SC. Por isso a sexta-feira deve ser de nebulosidade variável com sensação de abafamento e chance de pancadas de chuva com descargas elétricas ao longo do dia em todo o território catarinense. No sábado a mesma situação, porém no fim do dia o avanço de um cavado em médios níveis da troposfera da Argentina reforça a instabilidade sobre SC. Com isso espera-se acumulados altos de precipitação entre sábado e domingo, como mostra o mapa abaixo.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.6ºC
MÁX: 25.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A sexta-feira será de muitas nuvens, poucas aberturas de sol e chance de pancadas de chuva com descargas elétricas na madrugada e no final da tarde. Risco de temporal isolado.


MÍN:
19ºC

MÁX: 24ºC
VENTO: Sudeste/nordeste. Rajadas de 60Km/h associada a temporais.

Previsão válida para o dia 24/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

FOTO:

-> DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: