Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de outubro de 2008

CALOR, ABAFAMENTO E TEMPESTADES EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora ( 17h50min) vemos dois intensos núcleos convectivos em SC, um no planalto norte e outro no nordeste do Estado, cujo sistema apresenta nuvens com topos frios de -70ºC (tons de rosa na imagem abaixo), indicando convecção profunda.
Chove com trovoadas nessas regiões no momento.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Já ontem no fim da noite nuvens muito carregadas provocaram chuvas em algumas regiões do Estado. Em São Joaquim por exemplo, por volta das 22h um temporal acumulou 10mm neste horário, com ventos de 68.4Km/h. Veja na imagem de satélite abaixo o intenso nucleo convectivo que encontrava-se sobre a região, além do sul e grande Florianópolis.

Durante a madrugada e manhã de hoje a nebulosidade ficou variável e o sol apareceu pelo Estado. As temperaturas máximas ficaram altas porém fez menos calor em relação a ontem, quando chegou a marcar 32.3ºC em Urussanga. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a máxima hoje chegou aos 28.8ºC em Urussanga, 28.1ºC em São Miguel do Oeste e 28.0ºC em Caçador. No nordeste catarinense fez mais calor com máxima de 32ºC em Indaial. A sensação de abafamento foi grande. Durante a tarde os intensos núcleos convectivos começaram a se formar em parte do meio-oeste, do planalto, do sul e na grande Florianópolis.
O temporal desta tarde provocou ventos de 70Km/h em Florianópolis (ver foto abaixo) com chuva intensa e várias descargas elétricas.


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em São José as rajadas chegaram aos 57.6Km/h. Em Urussanga por volta das 13h o temporal chegou acumulando 11.6mm neste horário. Em Laguna, litoral sul, houve ventos de 63.3Km/h e a chuva acumulou 6.4mm entre as 14 e 16h. Em Caçador outra tempestade acumulou 8.6mm entre as 14 e 15h.

Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência dos ventos em altos níveis da troposfera, uma massa de ar frio a 5000 metros de altitude, o jato de baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia), o intenso calor de hoje e a presença de uma frente estacionária no RS. Todos esses fatores contribuem para que a atmosfera permaneça instável sobre Santa Catarina, com formações de fortes núcleos de chuva.

A tendência é que pelo menos até sábado o tempo fique instável com acumulados significaticos de chuva em Santa Catarina. As temperaturas ficam mais baixas a partir de quinta-feira, porém não espera-se frio intenso.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 28ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.1ºC
MÁX: 26.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quarta-feira será de céu encoberto com chuva e descargas elétricas
, especialmente no início e fim do dia.

MÍN:
20ºC

MÁX: 25ºC
VENTO: nordeste/sul.

Previsão válida para o dia 15/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

FOTO:

->
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: