Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

TEMPO SEVERO EM SOLO CATARINENSE

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (23h:55min) vemos mais nebulosidade no leste de SC, porém com pouca intensidade em relação a tarde de hoje.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


Esta quarta-feira foi novamente marcada por tempestades em algumas áreas de Santa Catarina. O dia começou com nebulosidade variável e aparecimento do sol. As temperaturas máximas se deram pela manhã e em torno do meio-dia, com 27ºC em Itapoá e 26.1ºC em São Miguel do Oeste. A tarde a nebulosidade aumentou. Entre o meio-oeste e o planalto norte uma intensa célula convectiva provocou temporais na região. O topo frio das nuvens chegava a apresentar temperatura de -70ºC como pode-se ver na imagem de satélite realçada abaixo.

Em Canoinhas, planalto norte, os ventos ultrapassaram os 100Km/h, causando o desabamento da parede de um ginásio (foto abaixo), a morte de uma pessoa e destelhou várias casas.

Em Caçador, meio-oeste, um temporal acumulou 15.4mm entre as 13 e 14h. Os ventos na cidade chegaram aos 86.4Km/h, provocando destelhamentos e queda de árvore. No decorrer da tarde outra intensa célula convectiva se formou, só que desta vez foi no nordeste catarinense. Em Rio do Campo foi registrando precipitação de 14mm entre as 14 e 15h com ventos de 62.6Km/h. Logo depois, em Indaial a tempestade chegou com chuva forte, acumulando 16mm entre as 15 e 16h, com rajadas de vento de 63Km/h. Em Blumenau, segundo a defesa civil houve alagamentos devido a forte chuva. Veja na imagem de satélite realçada abaixo a célula convectiva formada no nordeste do Estado.


Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência de ventos em altos níveis da troposfera, uma massa de ar frio a 5000 metros de altitude e o transporte de ventos quentes e úmidos da Amazônia para o Sul do Brasil, além do calor em superfície e a presença de uma frente estacionária no sul catarinense. Isso torna o ar instável, com intensa convecção e várias tempestades.

A tendência é que amanhã o sistema frontal estacionário se posicione mais no sudeste do Brasil. Porém a circulação dos ventos da alta pós frontal (massa de ar frio) em superfície no oceano trará umidade para SC, o que associado a divergência em altos níveis da troposfera e o deslocamento de cavados (área de baixa pressão alongada) em altitude, manterá o tempo instável nos próximos dias em território catarinense, pelo menos até domingo.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 25ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.5ºC
MÁX: 24.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quinta-feira será de céu encoberto com chance maior de chuva entre a madrugada e início da tarde.


MÍN:
18ºC

MÁX: 21ºC
VENTO: sul/sudeste.

Previsão válida para o dia 16/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> DEFESA CIVIL SC

FOTO:

->
PORTAL DE CANOINHAS

Nenhum comentário: