Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 18 de outubro de 2008

CHUVA PERSISTENTE JÁ PROVOCA TRANSTORNOS EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (18h:35min) vemos uma cobertura de nuvens baixas por Santa Catarina, especialmente no litoral onde chove fraco no momento. No oeste o céu encontra-se parcialmente nublado sem chuva.

ANÁLISE DE QUINTA-FEIRA ATÉ HOJE EM SANTA CATARINA:

Depois dos temporais entre segunda e quarta-feira, a partir da quinta-feira foi a vez da chuva fraca a moderada e persistente, especialmente no centro-leste. Nas estações monitoradas pela EPAGRI-CIRAM, o acumulado de chuva das 16h de quinta-feira até as 16h de hoje foi de 114.6mm em Itapoá, 107.9mm em São Francisco do Sul, 70.5mm em Florianópolis e 69.0mm em Itajai. Segundo o INMET, o acumulado de chuva neste mesmo período foi de 77.0mm no Morro da Igreja em Urubici, 72.6mm em São José, 62.0mm em Laguna, 58.2mm em Indaial, 53.0mm em Urussanga e 42.0mm em São Joaquim.

Essa intensa precipitação já provocou transtornos pelo território catarinense. Em Florianópolis no início desta madrugada um deslizamento de terra destruiu parte de uma casa no bairro Saco Grande. Em Biguaçu, parte da Rua José João de Souza cedeu também durante a madrugada. A chuva também já provocou deslizamentos de terra em Rio do Sul, na BR-280 próximo a Corupá e em São Bento do Sul (ver foto abaixo) onde algumas ruas estão intransitáveis (ver foto abaixo). O Rio Itajaí-Açu chegou ao nível de 7 metros a meia-noite de hoje em virtude da intensa pluviosidade.


Essa situação do tempo se dá devido a cavados (área de baixa pressão alongada) em altitude associados a circulação marítima. Isso gera instabilidade e consequentemente chuvas.

A tendência é que o domingo seja de sol em todo o território catarinense. Apenas no litoral norte a chuva ainda persiste. Entre segunda e quarta-feira o sol aparece, faz calor e não chove em SC. Mas a partir de quinta-feira uma frente fria associada ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes úmidos vindos da Amazônia) deve trazer o retorno da chuva ao Estado.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 15ºC
MÁX: 20ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 15.5ºC
MÁX: 20.0ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O domingo começa com céu nublado. No final da manhã a nebulosidade diminui bastante e o sol aparece entre poucas nuvens.


MÍN:
13ºC

MÁX: 22ºC
VENTO: Leste/nordeste.

Previsão válida para o dia 19/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> DEFESA CIVIL SC
->
JORNAL DE SANTA CATARINA
->
DIÁRIO CATARINENSE
->
A NOTÍCIA

FOTO:

->
DIÁRIO CATARINENSE

-> A NOTÍCIA

Nenhum comentário: