Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

INSTABILIDADES PRÉ FRONTAIS JÁ ATUAM EM SANTA CATARINA



O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (17h:40min) vemos bastante nebulosidade cobrindo SC, sendo mais carregadas no planalto onde as nuvens apresentam topos com temperatura de -70 a -60ºC. No momento chove com trovoadas em pontos desde o oeste ao planalto sul.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMSO DIAS EM SANTA CATARINA:

A madrugada foi mais nuvens no leste catarinense. No fim do período nuvens altas (cirrus) e médias (altocumulus) começaram a cobrir parcialmente o céu das cidades que fazem divisa com o RS. Ao longo da manhã essa nebulosidade foi se carregando nessas áreas e se estendendo para todo o centro-sul de SC. Durante o dia de hoje essa nebulosidade ficou predominando entre aberturas de sol e sensação de abafamento. As temperaturas máximas chegaram aos 27.9ºC em Urussanga, 27.5ºC em Joaçaba e 24.8ºC em Itapoá. Mas como a umidade relativa do ar se manteve alta, a sensação era de mais calor. No decorrer da tarde as nuvens ganharam força, principalmente no oeste e no planalto sul. Na metade do período, um temporal atingiu São Miguel do Oeste, acumulando 11mm entre as 14 e 15h, com rajadas de vento de 45.7Km/h. Um pouco depois outro temporal se formou, só que em Dionísio Cerqueira, extremo oeste, com chuva forte que acumulou 16.4mm entre as 15 e 16h (horário de verão).

Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência de ventos em altitude aliada ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) e a aproximação de uma frente fria.

A tendência é que nas próximas horas as condições de tempestades aumentem pelo Estado. Na radiossondagem das 12h feita no aeroporto Hercílio Luz na capital, mostrava já altos índices de instabilidade indicando convecção intensa nas próximas horas, principalmente no centro-oeste de SC. Durante praticamente toda a quinta-feira o tempo deve ficar instável em todo o território catarinense. Na sexta-feira a frente fria se desloca para o alto mar, porém deixará um cavado (área de baixa pressão alongada) em superfície sobre SC, o que junto com os ventos úmidos da alta pós frontal no oceano Atlântico deve causar a persistência da chuva sobre o Estado, pelo menos até domingo. Vale lembrar que nesses dias alternando com a chuva poderemos ter intervalos com aberturas de sol. As temperaturas permanecerão altas com sensação de abafamento. Com essa previsão de chuvas, a defesa civil de Santa Catarina está em alerta, pois o solo já está bastante encharcado com as chuvas da semana passada e do início desta semana. Veja abaixo os mapas de previsão de acumulado de chuvas para os próximos dias em SC. Lembrando que 1 mm é equivalente a 1 litro de água por metro quadrado.

Entre hoje e amanhã:

Entre amanhã e sexta-feira:

Entre sexta-feira e sábado:

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.2ºC
MÁX: 25.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada com possibilidade de pancadas de chuva e descargas elétricas. Durante o dia nebulosidade variável com aberturas de sol entre o fim da manhã e começo da tarde. Entre o fim do dia e à noite as condições de chuva aumentam novamente, com risco de temporais e possível queda de granizo.


MÍN:
20ºC

MÁX: 24ºC
VENTO: Noroeste passando a sul. Rajadas de 70Km/h associada a temporais.

Previsão válida para o dia 23/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

Nenhum comentário: