Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

UMIDADE MARÍTIMA AINDA PERSISTE NO PLANALTO SERRANO E NORDESTE CATARINENSE

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora ( 17h:15min) vemos maior quantidade de nuvens no planalto serrano, grande Florianópolis, Vale do Itajai e litoral norte. Chuvisca em Joinville no momento.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


A madrugada desta segunda-feira foi de bastante nebulosidade desde parte do meio-oeste até o litoral catarinense. Durante a manhã houve registro de chuviscos isolados na Grande Florianópolis, Vale do Itajai e litoral norte do Estado. Entre o fim da manhã e na maior parte da tarde as nuvens diminuiram e o sol apareceu entre Florianópolis e sul e também no meio-oeste. No oeste o sol apareceu entre poucas nuvens durante todo o dia de hoje. Do planalto serrano ao litoral norte a tarde parmaneceu com tempo instável e chuviscos.


Com relação as temperaturas, elas refletiram bem o padrão de nebulosidade, sendo que chegou a fazer calor no oeste e sul. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima foi de 27.5ºC em Urussanga, 27.4ºC em São Miguel do Oeste, 24.2ºC em Joaçaba, 23.8ºC em São José, 22.9ºC em Itapoá e 21.1ºC em Indaial.


Essa situação do tempo se dá devido a persistência da circulação marítima, ou seja, ventos úmidos provenientes de um sistema de alta pressão no oceano Atlântico. Esses ventos ao chegarem em nosso litoral encontram as barreiras montanhosas, se elevam e sua umidade condensa formando nuvens do tipo orográficas. Ao ultrapassar a serra catarinense, o vento seca e proporciona tempo aberto no oeste. Já no sul do Estado como o relevo é mais baixo, a nebulosidade enfraqueceu rápido no início dia.


A tendência é que a terça-feira seja de sol com muitas nuvens no nordeste de SC, com possibilidade de chuvisco isolado da Grande Florianópolis (principalmente pela manhã) até o litoral norte. Do oeste ao sul o dia será de sol e temperaturas altas, porém no fim da tarde o calor associado ao Jato de Baixos Níveis - JBN (ventos quentes úmidos vindos da Amazônia) e uma pequena perturbação ciclônica a 5000 metros de altitude pode provocar chuva com descargas elétricas. Na quarta-feira o sol aparece em todo o território catarinense, entretanto no fim do dia a aproximação de uma frente fria aliada ao JBN e forte divergência em altos níveis da troposfera favorecerá a ocorrência de temporais isolados no em todas as regiões.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 14ºC
MÁX: 23ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 15.1ºC
MÁX: 24.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com muitas nuvens e chance de chuvisco pela manhã.


MÍN:
17ºC

MÁX: 25ºC
VENTO: leste/Nordeste. Velocidade de 15Km/h com rajadas de 45Km/h

Previsão válida para o dia 21/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

Nenhum comentário: