Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 9 de novembro de 2008

AR QUENTE E ÚMIDO SOBRE SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos muitas nuvens em SC, mais carregadas no oeste a vale do Itajai onde chove com descargas elétricas no momento.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

De maneira geral o domingo foi marcado pela grande variação de nuvens, grande sensação de abafamento e temporais isolados mais fortes no oeste.


Durante a madrugada de domingo houve mais nuvens baixas no leste de SC. Sensação grande de abafamento. Na manhã de domingo o sol apareceu no território catarinense e fez calor. No entanto no oeste e meio-oeste nuvens de grande desenvolvimento vertical (Cumulunimbos) foram se desenvolvendo ao longo do período matutino.

Ao meio-dia, enquanto o leste catarinense tinha sol com nuvens altas e temperaturas entre 26 e 28ºC, as cidades do extremo oeste catarinense enfrentaram temporais. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), Dionísio Cerqueira teve acumulado de 9.8mm as 12h. Em São Miguel do Oeste uma tempestade chegou com volume de chuva de 19.6mm as 13h e rajadas de vento de 39.9Km/h. Logo depois, mais na metade da tarde foi a vez de Joaçaba onde acumulou-se 10.6mm as 15h com ventos de até 63.3Km/h. Xanxerê teve pouca chuva na estação do INMET, porém os ventos na estação acusaram 47.5Km/h as 16h.


No decorrer da tarde a nebulosidade carregada foi perdendo força no oeste e meio-oeste e as temperaturas foram aumentando, chegando aos 25.1ºC em Dionísio Cerqueira. Em contrapartida no restante do Estado, após as máximas de até 29.7ºC em Urussanga, a nebulosidade convectiva foi se desenvolvendo. Entretanto não houve chuva significativa e em algumas cidades nem choveu.


A situação do tempo verificada hoje em SC se dá devido a uma baixa pressão sobre o Paraguai que favorece o ingresso de ar quente e úmido provindo da floresta Amazônica para o Sul do Brasil, além da forte divergência dos ventos em altitude que auxilia no levantamento do ar da superfície formando nuvens verticais (cumulunimbos).


A tendência é que nessa segunda-feira mantenha-se essa condição, com chance de chuva e descargas elétricas ao longo da tarde em todo o território catarinense, com maior chance de temporais no centro-oeste do Estado. Na terça e quarta-feira os ventos de sudeste trarão umidade para o leste catarinense, provocando tempo instável com chuviscos entre Florianópolis e litoral norte. No oeste sol com chance de temporais no fim do dia. Nas demais regiões apenas variação de nuvens.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:


-> AEROPORTO:


MÍN:
20ºC

MÁX:
28ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:


MÍN:
20.7ºC

MÁX:
28.1ºC


PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:


Sol com variação de nuvens. A partir da tarde a nebulosidade aumenta e pode ocorrer chuva com descargas elétricas.


MÍN:
20ºC

MÁX:
25ºC

VENTO:
leste/sudeste
Previsão válida para o dia 10/11/2008.

FONTES DOS DADOS:


->
CPTEC/INPE

->
EPAGRI-CIRAM

-> REDEMET
->
INMET

->
CLIMATERRA
-> CLIMATEMPO

Nenhum comentário: