Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

NOVOS TEMPORAIS OCORRERAM NESTA QUINTA-FEIRA EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos mais nuvens caregadas no sudeste catarinense, além do Vale do Itajai. Nas demais áreas nuvens baixas.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Assim como previsto na postagem de ontem aqui no blog Paulo Tempo, a madrugada desta quinta-feira já iniciou com instabilidade. Nuvens de forte desenvolvimento vertical se formaram no oeste com topos frios de até -70ºC, indicando convecção profunda. Veja mais na imagem de satélite realçada da madrugada abaixo.


Desta forma ocorreram temporais como em Dionísio Cerqueira onde acumulou-se 14mm entre as 03 e 04h. Em São Miguel do Oeste o acumulado foi baixo no INMET, mas houve rajadas fortes de vento de até 52.5Km/h na hora do ocorrido. Em Xanxerê também choveu pouco na estação do INMET, porém os ventos tiveram rajadas máximas de até 78.4Km/h. No meio-oeste e serra a chuva acompanhada de descargas elétricas chegou entre o fim da madrugada e começo da manhã, porém de forma mais fraca. O que se destacou novamente associado ao sistema foram os ventos que chegaram aos 54.7Km/h as 08h da manhã em Caçador. Durante o período matutino houve muitas nuvens e chuva isolada pelo Estado.

Ao longo da tarde a nebulosidade foi diminuindo e com o aparecimento do sol as temperaturas se elevaram, chegando aos 27.2ºC em Indaial. No fim do período nuvens de desenvolvimento vertical (cumulunimbos) voltaram e se formar em algumas regiões do Estado. Em Xanxerê entre as 16 e 17h um temporal desabou sobre a cidade acumulando 15.6mm. Próximo dali, em Chapecó outro temporal no mesmo horário provocou alagamentos. Um riacho no bairro São Pedro ficou com um metro de água acima do normal, obrigando as famílias a usarem botes para sair de casa, como mostra na foto abaixo retirada do site do Diário Catarinense online.

Logo depois foram registrados temporais pelo leste catarinense. As 17h em Urussanga ocorreu chuva com raios, com volume de 7.8mm. Logo depois em Laguna, litoral sul, outra tempestade chegou acumulando 9.2mm as 18h, com rajadas máximas de vento de até 41.4Km/h.

No início da noite foi a vez do nordeste de SC. Na Grande Florianópolis houve temporal com chuva forte e descargas elétricas por volta das 19:30h, acumulando 15.6mm no INMET em São José e 13.2mm na estação particular de Capoeiras em Florianópolis. No mesmo horário acontecia outro temporal em Ituporanga, com rajadas de vento de 43.2Km/h e acumulado de 10.0mm as 20h.

A condição do tempo verificada hoje se deu em função do calor e alta umidade do ar aliada a um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude e forte divergência dos ventos em altos níveis da troposfera. Além disso tem-se uma camada de ar frio e seco entre 3 e 5Km de altitude que ajuda na formação de granizo.

A tendência é que essa sexta-feira seja de sol e calor em SC. No fim da tarde pode ocorrer temporais isolados na divisa com o PR. No sábado, domingo e segunda-feira também faz sol e calor em SC, porém com chance de temporais isolados nos fins de tarde desses dias em todo o Estado.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.6ºC
MÁX: 26.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens. A partir da tarde a nebulosidade aumenta mas não chove.


MÍN:
17ºC

MÁX: 25ºC
VENTO: Sul/sudeste

Previsão válida para o dia 07/11/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> CLIMATEMPO

FOTO:

-> DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: