Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 11 de novembro de 2008

PREVISÃO DE ACUMULADOS SIGNIFICATIVOS DE CHUVA NOS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA

Nesses últimos dois dias, em virtude da associação da umidade marítima com um Vórtice Ciclônico (baixa pressão) em médios níveis da troposfera (a 5Km de altitude), já tivemos bastante chuva no litoral de SC, sendo que ontem a estação do bairro Capoeiras em Florianópolis registrou 69.1mm em 24 horas. Só nos primeiros dez dias deste mês o acumulado na estação já superou a média climatológica de novembro.

Para quem não gosta de chuva, a previsão não é nada animadora. Nas próximas horas espera-se que o Vórtice Ciclônico caminhe até o noroeste gaúcho e ganhe bastante força nas camadas superiores da troposfera, o que com a atuação dos ventos úmidos marítimos provocará muita chuva nos próximos 3 dias (quarta, quinta e sexta-feira) em território catarinense, principalmente no litoral e nordeste do Estado onde podemos ter valores acima dos 100mm nesse período de 72 horas. No oeste o acumulado também pode ser alto, porém apenas nas próximas 12 horas, visto que nessa região o que vai se destacar são os temporais isolados.



Acumulado de chuva previsto entre hoje e amanhã:


Acumulado de chuva previsto entre quarta e quinta-feira:


Acumulado de chuva previsto entre quinta e sexta-feira:


No sábado ao longo do dia o tempo melhora em todo o Estado de SC com a entrada de um sistema de alta pressão aliado a cristas (alta pressão alongada) em altitude. O calor continua.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: