
Na imagem de satélite de agora vemos bastante nebulosidade carregada sobre SC, principalmente no Planalto Norte e Grande Florianópolis onde chove no momento.
ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:
A quarta-feira foi de sol, poucas nuvens altas e muito calor em SC. Como a umidade relativa do ar esteve alta, a sensação térmica passou dos 30ºC. Segundo o INMET as máximas chegaram aos 30.3ºC em Urussanga, 30.2ºC em Indaial, 29.1ºC em São Miguel do Oeste e 27.5ºC em Caçador.
No decorrer da tarde refletiu-se o que mostrava a radiossondagem das 12h (GMT) no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, onde mostrava indices altos de instabilidade atmosférica. Nuvens carregadas do tipo cumulunimbos começaram a se desenvolver no oeste, divisa com o PR e sul do Estado.
No oeste as tempestades chegaram mais cedo, como em Dionísio Cerqueira onde acumulou-se 11.6mm de chuva as 14h. Em São Miguel do Oeste a precipitação foi fraca, mas os ventos chegaram aos 51.1Km/h. Em Chapecó uma tempestade atingiu a cidade na tarde de hoje, como nota-se na foto abaixo.

No fim da tarde o tempo fechou também na serra e restante do leste catarinense, onde houve temporais e alagamentos. Em São José, Grande Florianópolis, a chuva chegou por volta das 18:30, acompanhada de raios e vento forte, acumulando 20.4mm em 30 minutos na estação do INMET, provocando alagamento em alguns pontos como a rua Josué Di Bernardi (ver foto abaixo).



A tendência é que nas próximas horas a instabilidade em SC seja reforçada pela chegada de cavados (área de baixa pressão alongada) em altitude e baixos níveis da troposfera. Com isso espera-se a ocorrência de temporais com chance de granizo na madrugada dessa quinta-feira no oeste e meio-oeste catarinense. No decorrer do dia a instabilidade alcança as demais regiões do Estado causando temporais. Em todo o território catarinense há condição de granizo em função da persistente camada de ar bastante frio e seco a 5Km de altitude. Na sexta-feira os cavado se deslocam para o PR e oceano Atlântico e com isso as chuvas com trovoadas ficam limitadas as regiões que fazem divisa com Estado Paranaense. No sábado o sol aparece em todo o território catarinense e faz bastante calor. No fim da tarde o transporte de ar quente e úmido da Amazônia para o sul do Brasil aliado a forte divergência de ventos em altitude pode provocar temporais isolados no oeste e meio-oeste de SC. No domingo os temporais acontecem no fim da tarde em todo o Estado em função dessa condição. Também no domingo ocorrerá a formação de uma frente subtropical no litoral da região sul do Brasil.
MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:
-> AEROPORTO:
MÍN: 20ºC
MÁX: 28ºC
-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:
MÍN: 20.3ºC
MÁX: 27.8ºC
PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:
Muitas nuvens, poucas aberturas de sol. Ao longo do dia há chance de chuva forte associada a temporais isolados. Risco de granizo.
MÍN: 19ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: Noroeste passando a sul.
Previsão válida para o dia 06/11/2008.
FONTES DOS DADOS:
-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA
FOTOS:
-> DIÁRIO CATARINENSE