Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

NOVEMBRO: UM MÊS QUE VAI FICAR NA MEMÓRIA DOS CATARINENSES

O mês de novembro deste ano de 2008 foi marcado pelo alto volume de chuva em Santa Catarina, favorecendo enchentes e deslizamentos de terra, provocando caos e deixando a população muito prejudicada.

No início do mês as chuvas e tempestades foram favorecidas pela advecção de ar quente e úmido da floresta Amazônica para o Sul do Brasil através do Jato de Baixos Níveis. O destaque para esse período do mês foi Itapoá, onde choveu 185mm em apenas dez horas de chuva. O resultado foram alagamentos.

No dia 15, um sábado, a chuva deu uma trégua e o sol e calor predominou levando vários as belas praias de nosso litoral. Porém o alívio foi curto. Por volta do dia 16 o ar quente deu lugar a uma massa de ar polar até forte para esta época do ano. A diferença de pressão entre ela e um ciclone extratropical em alto mar favoreceu a ocorrência de ventos fortes acima dos 50Km/h no litoral. Na madrugada do dia 17 esse sistema levou a temperatura mínima a 3.4ºC no Morro da Igreja em Urubici e 6.7ºC em São Joaquim, de acordo com o INMET (Institito Nacional de Meteorologia).

Logo o sistema de alta pressão polar se deslocou para o alto mar. Porém uma situação de bloqueio atmosférico se estabeleceu, provocando a formação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) no Sudeste do Brasil e deixando a alta pressão polar estacionada sobre o oceano na altura da região Sul. Isso condicionou o transporte de ar frio e úmido do oceano para o continente. Em Santa Catarina como o relevo é formado por muitas montanhas antes da serra geral, o vento se vê obrigado a se elevar e formar nuvens de chuva. O tempo nublado e chuvoso no leste começou no domingo e se estendeu pela semana.

Na quinta-feira, dia 20, a formação de um Vórtice Ciclônico (VC) no leste do Rio Grande do Sul reforçou as instabilidades até então estáveis no leste de Santa Catarina. A união de tarefas entre o VC e a alta pressão polar estacionada sobre o oceano favoreceu um elevadíssimo volume de chuva no Estado catarinense, principalmente entre sexta-feira e domingo. Nesse período foi acumulado incríveis 466mm em São Francisco do Sul, 408.2mm em Itapoá, 371.8mm em Blumenau (283mm somente entre sábado e domingo), 369.2mm em Balneário Camboriu e 201mm em Itajai.

Com tanta precipitação, os estragos começaram a aparecer. Diversos deslizamentos de terra, bloqueio de rodovias estaduais e federais, rios transbordando, alagamentos, cidades submersas e número de mortos e desabrigados aumentando assustadoramente a cada hora. Enfim, um caos total.

Novembro finalizou somando acumulado mensal incrivelmente elevadíssimo em várias cidades do leste catarinense. A média do mês de novembro que varia entre 150mm e 170mm na região, passou dos 500mm em novembro deste ano de 2008. Em muitas cidades como Joinville onde choveu mais de 900mm, o mês beirou os 1000mm, ou seja, dois terços do esperado para o ano todo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, novembro de 2008 acumulou 809.1mm em Itapoá e 608.6mm em Florianópolis.

No centro-oeste do Estado a situação foi contrária. Depois dos temporais na primeira metade do mês, a segunda quinzena o ar seco tomou conta da região deixando um saldo negativo de precipitação, que em muitas cidades não chegou a alcançar a média mensal. A seca mostrou suas caras.

O MÊS DE NOVEMBRO NO BAIRRO CAPOEIRAS EM FLORIANÓPOLIS:

TEMPERATURA MÍNIMA: 16.4ºc
TEMPERATURA MÁXIMA: 30.4ºc
VENTO MÁXIMO: 38.1 Km/h
ACUMULADO DE PRECIPITAÇÃO: 582.9mm

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM
-> TEMPO AGORA

Nenhum comentário: