Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 15 de novembro de 2008

SÁBADO DE FERIADO COM SOL E CALOR EM SANTA CATARINA


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos pouca nebulosidade em SC, sendo que no oeste observa-se a entrada de nuvens altas (cirrus).

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

O sábado de feriado foi marcado pelo predomínio do sol na maioria esmagadora das cidades de Santa Catarina. As temperaturas máximas, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) chegaram aos 32.7ºC em Indaial, 30.2ºC em Ituporanga, 30ºC em São Miguel do Oeste e São José, 28.3ºC em Joaçaba, 27.7ºC em Urussanga e 26.9ºC em Itapoá. De maneira geral a umidade relativa do ar na tarde de hoje ficou mais baixa no oeste, meio-oeste, planalto norte e vale do Itajai. Ao longo do dia houve formação de nuvens convectivas chamadas de cumulonimbus na grande Florianópolis e inclusive na própria capital como pode-se ver na foto abaixo tirada pela estação do bairro Capoeiras.


Por volta das 14h houve algumas pancadas de chuva isolada com trovoadas fracas na capital catarinense. Com a chuva a temperatura no aeroporto Hercílio Luz que havia chegado aos 29ºC ao meio-dia caiu para 23ºC, ou seja, queda de 6ºC em duas horas. Porém logo depois o sol reapareceu e a nebulosidade se dissipou rapidamente, levando a temperatura para os 27ºC próximo do fim do dia. Em parte do sul do Estado também houve alguma convecção, mas sem registro de chuva.

A condição do tempo verificada hoje se dá devido a uma massa de ar quente e seco associada a uma crista (alta pressão alongada) nos níveis superiores da troposfera. A fraca célula convectiva que se formou na Grande Florianópolis foi favorecida pelo calor, umidade mais alta em relação as demais partes do território catarinense e um pouco de divergência de ventos em altitude.

A tendência é que no domingo uma frente fria passe por SC, porém com deslocamento mais oceânico. Sendo assim o dia deve ser de muitas nuvens e chance de chuva isolada com descargas elétricas ao longo do dia. Vale ressaltar que a maior chance de chuva vale para o centro-leste catarinense. No fim da noite de domingo a frente fria já estará no oceano Atlântico na altura do Sudeste do Brasil e com isso uma massa de ar frio de origem polar avança provocando uma ligeira queda de temperatura em SC, podendo chegar a 3ºC na madrugada de segunda-feira na serra. No oeste apenas as temperaturas mínimas devem cair, fazendo calor durante o dia.

Atenção! No domingo a diferença de pressão entre o sistema de alta pressão (massa de ar frio) e um ciclone extratropical bem afastado da costa pode gerar rajadas de vento entre 40 e 60Km/h pelo Estado. Na segunda-feira o dia deve continuar instável com chuva fraca orográfica (chuva provocada pela incidência de ventos úmidos marítimos nas partes altas do leste) apenas no litoral devido aos ventos citados acima, os quais serão de leste/sudeste.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:


MÍN:
18ºC

MÁX:
29ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:


MÍN:
19.7ºC

MÁX:
30.4ºC


PREVISÃO DO TEMPO PARA DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:


Variação de nuvens e chance de chuva isolada com descargas elétricas.


MÍN:
18ºC

MÁX:
24ºC

VENTO:
Sul/sudeste
. Rajadas de 40Km/h

Previsão válida para o dia 16/11/2008.


FONTES DOS DADOS:


->
CPTEC/INPE

->
EPAGRI-CIRAM

-> REDEMET
->
INMET

->
CLIMATERRA

Nenhum comentário: