Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ACUMULADO DE CHUVA DAS ÚLTIMAS 24 HORAS JÁ CHEGA A QUASE 300 MILÍMETROS NO LESTE DE SANTA CATARINA

Veja o alerta feito na sexta-feira passada (12/12) aqui no Blog Paulo Tempo, onde foi previstos altos volumes de chuva para o início dessa semana:

"O cavado em altitude que deve passar pelo centro-oeste catarinense deve fechar a circulação de seus ventos e formar um Vórtice Ciclônico (VC) sobre o leste do Estado na manhã de segunda-feira. Esse fator aliado ao estacionamento do sistema de alta pressão a leste do Uruguai provocando umidade marítima em SC, deve deixar em alerta todo o leste catarinense, especialmente o Vale do Itajai entre segunda-feira a noite e quarta-feira de manhã".

O alerta foi feito baseado em modelos de previsão e não no "chute". Como podemos ver hoje, a previsão se confirmou e Santa Catarina já teve muita chuva, registrando nas últimas 24 horas quase 300mm de precipitação acumulada. Ou seja, está quase se repetindo o evento de enchente do mês de novembro. As regiões com maiores volumes de chuva desta vez é o litoral norte e Grande Florianópolis.


Região norte:


Na região já houve nas últimas 24 horas acumulado de 271.3mm em Itapoá e 209.5mm em São Francisco do Sul. Em Joinville onde o colaborador do Blog Paulo Tempo Matheus Henrique Boger registrou em seu pluviômetro 190mm, houve alagamentos e deslizamentos de terra como pode-se ver na foto abaixo.
Itajai onde já choveu 93.9mm, Guaramirim e Jaraguá do Sul também tiveram alagamento e deslizamentos.

Vale do Itajaí:


No Vale apesar de ter chovido pouco com relação as demais áreas, houve estragos. A cidade de Ilhota e Blumenau, muito atingidas pela última enchente, registraram alagamentos e deslizamentos de terra hoje.


Grande Florianópolis:


Em Florianópolis nas últimas vinte e quatro horas já choveu incríveis 203.4mm, ultrapassando a média mensal. No Morro da Caixa, parte continental da capital um barranco chegou a ceder como mostra a foto abaixo retirada do Diário Catarinense.
Hoje a tarde quando eu passava pela Rua Joaquim Nabuco no bairro Capoeiras, também na parte continental da capital, presenciei entulhos numa parte da pista devido ao desabamento de um muro de pedras provocado pela intensa chuva. O transito foi interrompido em uma pista. As fotos abaixo tiradas por mim mostram bem a situação onde carros tem que parar e esperar para andar na contra-mão.
Na ilha, o bairro Campeche teve alagamento e no Canto da Lagoa parte de um morro pode desabar. A rodovia SC-405 foi interditada por causa de alagamentos na pista.

Em São José cuja cidade já teve somado 201.9mm nas últimas 24 horas, houve alagamentos no bairro Forquilhinhas, Praia Comprida, Flor de Nápolis e Sertão do Imaruim. Em Palhoça como de costume e ainda mais com essa chuva toda, teve alagamentos no bairro Ponte do Imaruim, Passa Vinte, Pedra Branca, Eldorado, Frei damião, Brejaru e Centro.


Palhoça ontem à noite (fotos do Diário Catarinense):
Essa chuva toda no leste catarinense é provoca pelos sistemas citados ontem aqui nesse espaço. Um Vórtice Ciclônico em altitude e a circulação de umidade marítima favorecida por um sistema de Alta Pressão no oceano Atlântico. Veja na ilustração abaixo o Vórtice (VC) e a Alta Pressão (A).

Nota-se que em relação a ilustração de ontem, o Vórtice se deslocou do mar próximo do sul catarinense para a fronteira entre o oeste catarinense e sudoeste do Paraná. Por isso choveu bastante no leste de Santa Catarina.

Para a quarta-feira a tendência é que continua chovendo no leste do Estado, porém no fim do dia o Vórtice Ciclônico se desloca para o mar e a chuva perde força em SC. Sendo assim só sobra a circulação marítima favorecida pela formação de uma baixa pressão de fraca intensidade sobre o mar próximo da costa de São Paulo, que deixará muitas nuvens no litoral na quinta-feira.


DADOS:


-> CPTEC/INPE

-> EPAGRI-CIRAM

-> INMET
->
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: