Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

BLOG PAULO TEMPO COMPLETA HOJE 500 POSTAGENS

Com a postagem de hoje, o blog Paulo Tempo completa 500 postagens, desde o mês de abril de 2007. Com muita informação, explicações detalhadas, ilustrações, fotos e vídeos, o blog vem crescendo na internet graças a você internauta. Muito obrigado a todos que já visitaram este espaço.

Bom agora falando sobre o tempo, ele se comportou da seguinte forma: sol em todo o Estado, porém com maior nebulosidade e até chuva na madrugada e manhã no leste. Do Vale do Itajai ao litoral norte o tempo ficou mais fechado, com registro de precipitação acumulada de 8.2mm em Indaial até as 19h.

Em Florianópolis, durante a tarde havia sol como na foto abaixo tirada por mim em no bairro Capoeiras.

Percebemos cobertura parcial de nuvens altas (cirrus), médias (altocúmulus) e baixas (stratocúmulus), com aparecimento do sol. Na capital choveu na madrugada e manhã, acumulando 12.6mm no INMET e 15mm na estação Capoeiras.

No sul catarinense também choveu no início de hoje como em Urussanga. Porém precipitou de forma muito fraca e isolada na região, acumulando menos de 3mm.

Hoje as temperaturas subiram mais no oeste e meio-oeste, justamente onde teve mais sol e ventos quentes vindo de noroeste. A máxima durante a tarde chegou aos 27.9ºC em São Miguel do Oeste, 27.6ºC em Dionísio Cerqueira e 27.4ºC em Joaçaba. No leste só fez um pouco mais de calor na Grande Florianópolis, onde fez 25.6 com São José e 26ºC no aeroporto de Florianópolis. Nas demais áreas da região as temperaturas não passaram muito dos 24ºC.

A situação descrita acima é provoca pelos sistemas na ilustração abaixo.


O Vórtice Ciclônico (VC na ilustração) a 5 mil metros de altitude estava entre o sudeste paranaense e extremo norte catarinense na madrugada e por isso choveu no leste de Santa Catarina.

Durante o dia de hoje o Vórtice se deslocou e na ilustração tem seu centro entre o sudeste de SC e oceano Atlântico. Sendo assim a nebulosidade mais pesada se concentrou em parte do meio-oeste, Vale do Itajai e norte do Estado catarinense, como pode-se ver na imagem de satélite acima, na qual fiz a ilustração sinótica.

A letra "B" na ilustração representa uma área de baixa pressão no nível do mar que foi gerada pelo VC em altitude e está com sua circulação de ventos quase fechada. Essa baixa deve se deslocar para sul e passar perto do litoral catarinense nos próximos dias, atraindo ainda mais ventos da Alta pressão ("A"), os quais trarão umidade e condições de chuva fraca e isolada no início e fim do dia nessa região. A chuva não deve ser intensa, visto que não terá participação do Vórtice Ciclônico, pois este deve se dissipar no mar. Do oeste a serra de SC o tempo continua firme, com bastante calor.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: