Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

UMIDADE MARÍTIMA É REFORÇADA POR UM VÓRTICE CICLÔNICO EM SC

Já choveu quase 50mm no Sul e Grande Florianópolis hoje até as 20h.

Como alertado na sexta-feira aqui no blog Paulo Tempo, a chuva ganhou mais força e o tempo ficou bem mais fechado nas últimas horas em Santa Catarina depois de uma manhã e começo da tarde com um pouco de sol e temperaturas entre 25 e 28ºC. Ocorreu chuva, principalmente no leste do Estado. Os maiores volumes de precipitação de hoje se deram no Sudeste catarinense.

Hoje em Urussanga, sul catarinense, por volta das 15h a chuva que já era quase contínua, ganhou intensidade e nesse horário acumulou 25.2mm de chuva. Na cidade desde a meia-noite de hoje já choveu 34mm.

No Morro da Igreja em Urubici desde as 00h de hoje a estação comandada pelo INMET já somou 34.8mm de chuva, sendo que apenas as 02h uma forte pancada acumulou 10.8mm no cume.

Em São José, na Grande Florianópolis, agora pouco por volta das 19h uma forte pancada fez o pluviômetro acusar 21.8mm, sendo que já choveu 47.8mm nas últimas 20 horas. Na foto abaixo tirada do bairro Capoeiras em Florianópolis pode-se observar um pouco de São José, cuja cidade fica do lado da capital. Ao fundo percebemos também a chuva ao sul que chega a tapar o lindo Morro do Cambirela, localizado em Palhoça.


Em Florianópolis não foi diferente. Apesar do sol durante a manhã, ao longo da tarde começou a chover de moderado a forte. Após as 18h voltou a chover forte na capital. Já são acumulados 23.1mm na estação do bairro Capoeiras que é de onde foram tiradas as fotos abaixo, as quais são de minha autoria.

16h:00, Chuva->


17h:00, chuva nas proximidades->

18h:40, chuva->Essa chuva toda é provocada por dois sistemas. Um Vórtice Ciclônico, que é uma baixa pressão com circulação fechada de ventos lá no alto da troposfera (em torno de 5 mil metros de altitude), e um sistema de alta pressão no oceano Atlântico em superfície que transporta umidade marítima para SC.

Na ilustração abaixo, feita por mim, vemos o Vórtice Ciclônico, representado pelas letras VC, sobre o mar bem perto do sudeste catarinense, motivo pelo qual choveu mais nessa região. Esse Vórtice causa o levantamento do ar em sua borda, deixando quase ausência de nuvens no seu centro. Isso aliado aos ventos úmidos do mar através da Alta pressão, representada pela letra "A" (canto inferior direito na ilustração), favorecem a formação de nuvens carregadas e chuvas fortes e contínuas. No litoral de SP vemos traços em vermelho, os quais representam um cavado em superfície (nível do mar).


Para as próximas horas e também na terça-feira a previsão é de que o Vórtice Ciclônico que atua hoje se posicione entre o meio-oeste e planalto sul catarinense, fazendo a chuva ficar restrita ao litoral e nordeste de SC durante toda a terça-feira. Alerta geral para as regiões atingidas pelas últimas enchentes.

Na quarta-feira o tempo dá uma melhorada, porém o cavado sobre SP deve se transformar em um centro de baixa pressão e se deslocará para sul ao largo da costa catarinense. Com isso a chuva volta no decorrer do dia ao litoral. A circulação de ventos dessa baixa pressão deve manter a semana com nebulosidade variável, aberturas de sol e chuvas a tarde no litoral catarinense.


ATENÇÃO! Ao longo da tarde de terça-feira com o início da formação do centro de baixa pressão na costa de São Paulo, podem ser registradas fortes rajadas de ventos superiores a 50Km/h na costa catarinense, se estendendo para a quarta-feira. Mar agitado.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: