Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

CALOR EM SANTA CATARINA, COM UMIDADE RELATIVA ABAIXO DE 30% NO MEIO-OESTE

De uma maneira geral, esta sexta-feira foi de tempo bom em Santa Catarina. No início da madrugada havia céu nublado a muito nublado da serra ao litoral, com registro de chuva em Itapoá acumulando míseros 1.8mm de precipitação.

No início da manhã a nebulosidade baixa era intensa no centro-leste. No entando já no final do período e começo da tarde as nuvens se dissiparam rápido e o sol apareceu para alegria dos que já estavam chocados com tanta chuva. Durante a tarde o sol e o calor predominaram em todo território catarinense, tendo mais nuvens de Florianópolis para o sul do Estado. Na foto abaixo tirada por mim por volta das 18h mostra o bairro Capoeiras na capital, com nuvens baixas.

As temperaturas máximas hoje chegaram aos 33.2ºC em São Miguel do Oeste, 30.4ºC em Joaçaba, 30.3ºC em Dionísio Cerqueira (na cidade agora pouco as 19h ainda fazia mais de 30ºC), 29.6ºC em Indaial, 27.4ºC em Urussanga e e Itapoá e 26.9ºC em São José. A umidade relativa do ar se manteve muito baixa no Oeste e principalmente no Meio-oeste onde Caçador acusou no período vespertino apenas 26%.

O que temos na atmosfera para garantir esse tempo bom pode ser explicado na seguinte ilustração:


Lá no alto da troposfera encontra-se uma crista, que é a borda de uma alta pressão. Esse sistema faz com que em toda área circulada em preto na ilustração, ar desca e impossibilite a formação de nuvens de desenvolvimento vertical, além de derrubar os níveis de umidade relativa. Isso acontece desde o oeste até o Vale do Itajai.

Nas demais áreas de SC o que forma nuvens baixas é um sistema de alta pressão em alto mar, o qual transporta umidade para nosso litoral. Além disso temos um cavado (baixa pressão alongada) em superfície sobre o leste, representado pelos traços em vermelho. Isso indica que o ar está subindo até uma altitude de mais ou menos uns 2 mil metros no leste catarinense. Ao chegar nesse nível ele forma nuvens baixas e ausência de nuvens verticais, visto que o padrão lá no alto da atmosfera impede isso.

A partir de amanhã a situação muda. O fortalecimento de baixas pressões entre a Argentina e Paraguai deve atrair o chamado Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) para o oeste e meio-oeste catarinense. Esse fator aliado a perturbações ciclônicas (pequenos cavados) em altitude podem desencadear formação de temporais isolados, típicos de verão nos fins de tarde. No leste o tempo não se altera. Isso permanece até pelo menos o fim de semana.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: