Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CALOR DE 36.3ºC EM URUSSANGA E FORMAÇÃO DE NUVENS MAMMATUS EM FLORIANÓPOLIS.

Hoje foi um típico dia de verão em pleno fim da primavera astronômica em Santa Catarina. Já não de se estranhar pois o calor forte demorou um pouco mas chegou. Com a presença de um sistema de alta pressão, as temperaturas passaram dos trinta graus na maior parte do território catarinense. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a máxima nessa tarde chegou aos 36.3ºC em Urussanga, 35.6ºC em São Miguel do Oeste, 33.0ºC em Joaçaba e 31.3ºC em Indaial. Apenas o litoral teve temperaturas abaixo dos 30ºC, registrando 27.1ºC em São José.

No oeste e meio-oeste o calor foi muito seco. A umidade relativa acusou no período vespertino 21% em Caçador e em São Miguel do Oeste. Valores muito baixos, indicando estado de atenção de acordo com o ministério da saúde.

Ao longo da tarde algumas células convectivas foram formando-se em parte do leste do Estado. A que mais se destacou foi uma na Grande Florianópolis, a qual me deu o privilégio de tirar essas lindas fotos de nuvens Mammatus.

O sistema tinha uma formação de nuvens em diagonal de sudoeste para nordeste, como pode ser percebido na imagem de satélite abaixo, na hora do acontecido.

Nas fotos abaixo também tiradas por mim, temos a possiblidade de perceber que essa formação diagonal permititiu que houvesse aparecimentos de céu azul ao:

Oeste->



E norte->



Já ao sul estava mais carregado->

O motivo para essa orientação está na figura abaixo, onde mostra os ventos em altitude, que estão de sudoeste para nordeste, explicando a formação diagonal da célula convectiva, cujo sistema foi possibilitado pelo calor, umidade marítima e os próprios ventos em altitude que veremos na figura abaixo.


Chegou a chover em Florianópolis porém muito pouco. As Mammatus realmente são quase raras e quando aparecem podem indicar que uma tempestade está perdendo intensidade. Foi o caso de hoje.

Para as próximas horas espera-se ainda pancadas de chuva isolada no litoral. Para a terça-feira está previsto sol. Porém a aproximação de uma frente fria causa aumento de nuvens e risco de chuva associada a temporais em todo o território catarinense. Veja abaixo os altos valores de chuva previstos entre amanhã e quarta-feira:

Após essa chuva uma massa de ar frio derrubará as temperaturas trazendo um "invernico" neste quase meados de dezembro.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: