Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 6 de dezembro de 2008

UMIDADE RELATIVA DO AR CHEGA A 26% EM CAÇADOR

A atuação de um sistema de alta pressão de origem polar no oceano Atlântico novamente deixou o dia com mais nuvens no leste catarinense, porém houve bons períodos de sol. Pela manhã o que se via era uma mistura de nuvens e o sol nascente, como observa-se na foto abaixo tirada por mim no bairro Capoeiras em Florianópolis.

O que ficou muito baixa hoje foi a umidade relativa do ar do oeste a serra, chegando a acusar 26% em Caçador, 27% em Chapecó e 28% em Dionísio Cerqueira e Xanxerê. Nas outras regiões a URA ficou um pouco mais alta, pelo menos acima dos 50%. As temperaturas se elevaram e fez calor pelo território catarinense, chegando aos 30.5ºC em São Miguel do Oeste, 29.0ºC em Urussanga, 28.3ºC em Indaial, 27.4ºC em Caçador e 25.9ºC em São José.

Próximo do fim da tarde algumas nuvens de desenvolvimento vertical se formaram entre o sul e Grande Florianópolis. Do bairro Capoeiras na capital, podia-se vê-las, como mostra as fotos abaixo.



Na imagem de satélite abaixo, também podemos notar um ponto de nuvens mais significativas bem ao sul da Grande Florianópolis, dando-nos a noção de como está as nuvens verticais das fotos.


A previsão para os próximos dias indica sol em todo o Estado, porém com mais nuvens e risco de chuva no leste principalmente nos extremos do dia. Pequenas áreas alongadas de baixa pressão em altitude também ajudam no desenvilemtno vertical das nuvens, possibilitando a ocorrência de temporais isolados, especialmente a partir das próximas horas.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: