Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

INSTABILIDADES JÁ TOMAM SANTA CATARINA

Essa terça-feira foi mais um dia muito quente em Santa Catarina. As máximas alcançaram os 36.2ºC em Urussanga, 34.2ºC em São Miguel do Oeste, 33.7ºC em Joaçaba, 33.0ºC em Indaial e 31.3ºC em Caçador. Ao longo da tarde instabilidades começaram a tomar o Estado a partir do oeste. Nas fotos abaixo de minha autoria podemos notar que Florianópolis não fugiu a regra.


Nas imagens de satélite abaixo podems notar a evolução da nebulosidade.

Ao meio dia:

Começo da tarde:

Final da tarde:
Houve chuva, porém com baixo acúmulo nas estações comandadas pelo INMET. A excessão foi São Miguel do Oeste, onde agora pouco, as 19h, houve registro de 18mm (milímetros) com ventos de 51.4Km/h. Em Joaçaba e Urussanga apesar da pouca chuva ocorreram rajadas de ventos de até 62.6Km/h em ambas as cidades.

Para explicar o motivo da formação dessa instabilidade mostro-lhes a ilustração abaixo, feita encima da imagem de satélite do começo da noite de hoje.


A letra "B" indica um centro de baixa pressão a dois mil metros de altitude sobre a Argentina e Uruguai. As setas vermelhas indicam os ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia, os quais são atraídos para dentro da baixa pressão, sendo assim passando por SC e trazendo umidade para o Estado. Nos níveis superiores da troposfera (entre 5 e 10 mil metros de altitude), representados pela seta preta, vemos os ventos fortes do Jato Subtropical que também contribui para instabilidade. Os ventos do Jato Subtropical apresentam divergência, ou seja, uma das setas vai para norte/nordeste e a outra vai para nordeste/leste. Então, umidade e calor em baixos níveis, Jato Subtropical e forte divergência em altitude, tudo isso, favoreceu a instabilidade em SC. No litoral norte da Argentina há uma frente estacionária.

A previsão para as próximas 24 horas é de bastante chuva associada a temporais em território catarinense. Veja os altos acumulados previstos para esse período no Estado.


No planalto sul, em vermelho, pode chover 70mm ou até mais nas próximas 24 horas. Na quarta-feira a baixa pressão se aprofunda para superfície e começar a caminhar até o mar onde forma uma frente fria, a qual deve avançar e em sua retaguarda uma massa de ar frio deve provocar queda de temperaturas a partir de quinta-feira no Estado catarinense.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: