Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

SEMANA NATALINA COM SOL E MUITO CALOR EM SANTA CATARINA


A foto acima, tirada por mim aqui em Florianópolis, mostra exatamente como se comportou os últimos dias em Santa Catarina. Ou seja, muito sol e calor. Para se ter uma idéia, ontem os termômetros acusaram máxima de 39.2ºC em Itapiranga, cuja cidade é considerada o "forno" de SC. Hoje não foi diferente. Segundo o INMET, os maires valores de temperatura máxima se deram em São Miguel do Oeste com 34.5ºC, em Urussanga com 34.0ºC, em Joaçaba com 33.3ºC, em Indaial com 32.7ºC e em Dionísio Cerqueira com 32.6ºC. Com excessão da região litorânea, todo o Estado teve baixa umidade relativa do ar durante a tarde, chegando a registrar apenas 23% em Caçador. Hoje houve registro de chuva somente na capital, durante a madrugada acumulando no pluviômetro 8.8mm de precipitação.

Do fim da tarde para agora nuvens de desenvimento vertical se formaram na divisa entre o Estado de Santa Catarina e dos nossos vizinhos gaúchos. Porém até agora não houve registro de chuva nessas áreas.

Essa situação do tempo pode ser explicada na ilustração abaixo.

O tempo mais seco no Estado se deve a uma crista, que é uma área de alta pressão alongada lá no topo da troposfera. Já na camada média, a mais ou menos 5 mil metros de altitude temos a presença de um centro de alta pressão, o qual inibe a formação de nuvens e derruba a umidade relativa, daí os baixos valores dessas.

Porém no RS encontra-se um cavado (alongamento de uma baixa pressão), representado pelos traços pretos na ilustração, na mesma altitude que o centro de alta pressão citado acima e também outro na superfície e baixos níveis (traços vermelhos na ilustração). Esses cavados são os responsáveis pela nebulosidade vertical na divisa entre SC e RS. A letra "B" sobre a Argentina representa um centro de baixa pressão, do qual sai o cavado de superfície e baixos níveis, comentados anteriormente. No Uruguai há uma frente estacionária.

Para as próximas horas a tendência é que essa convecção (nuvens carregadas) se estenda por parte de SC, provocando chuvas isoladas e até com descargas elétricas. Nessa quarta-feira, véspera de natal, a previsão é de que o cavado na camada média da troposfera aliado ao aumento da divergência de ventos nas camadas superiores favoreça a ocorrência de chuvas com risco de temporais no território catarinense a partir da tarde, se estendo por toda noite.

PREVISÃO PARA O DIA DE NATAL:

Durante o dia de natal os sistemas em altitude formarão um sistema de baixa pressão subtropical na costa sul do Brasil e com isso o tempo volta a secar na maior parte de SC. Porém no leste do Estado o natal será nublado e chuvoso, com risco de chuva forte inclusive, em função da formação da baixa pressão.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: