Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

CHOVEU FORTE NO VALE DO ITAJAI, PLANALTO SUL E PARTE DO MEIO-OESTE CATARINENSE

As últimas horas foram de muita nebulosidade e chuva em Santa Catarina, especialmente no Vale do Itajai, Planalto Sul e parte do Meio-Oeste, regiões que no mapa de previsão de chuva mostrado no blog Paulo Tempo ontem já entravam na área de chuva mais forte. Na foto abaixo de minha autoria vemos o bairro Capoeiras em Florianópolis onde havia céu encoberto com chuva fraca.

Em Indaial no Vale, nas últimas 24 horas já choveu 49mm, sendo que ontem as 23h chegou a chover mais de 20mm por hora. Próximo dali em Blumenau a chuva forte causou um novo deslizamento de terra no bairro Água Verde. Em Rio do Sul houve alagamentos. Na capital catarinense houve nova interdição da rodovia SC-401. Também nas últimas 24 horas já houve acúmulo de 36.5mm em Campos Novos no Meio-oeste e 25mm em Lages no Planalto Sul.

As temperaturas hoje não ultrapassaram os 30ºC como ontem quando chegou a fazer mais de 35ºC no sul do Estado. Porém hoje com algumas aberturas de sol elas alcançaram os 28.0ºC em Urussanga, 27.7ºC em São José, 26.3ºC em Indaial, 26.0ºC em Joaçaba e 25.2ºC em São Miguel do Oeste. Com a umidade relativa do ar acima dos 70% em todo o Estado, a sensação foi de bastante abafamento.

A situação do tempo descrita na análise acima pode ser explicada na ilustração abaixo:


Na ilustração notamos uma área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil representada em vermelho pela letra "B". Também em superfície percebe-se uma frente estacionária no nordeste da Argentina, norte do Uruguai e oceano Atlântico. Em altitude vemos ventos fortes representados pelas setas pretas. Olhando bem, podemos observar que uma seta vai para nordeste e outra para leste, indicando que há divergência (desencontro) de ventos nesse nível da troposfera. Ou seja, convergência de umidade e calor em superfície favorecida pela baixa pressão e divergência de ventos em altitude, provocou a instabilidade.

Para as próximas horas é esperado o fechamento dessa baixa pressão sobre o mar próximo da costa do Sudeste do Brasil. Com isso a frente estacionária se transforma em frente fria e avança para nordeste, trazendo uma massa de ar frio em sua retaguarda. Consequentemente o tempo deve melhorar nessa quinta-feira ao longo do dia em Santa Catarina, com uma certa queda de temperatura. No oeste e meio=oeste o dia de quinta-feira já amanhece com sol. Nas outras áreas ainda chove mas melhora no fim do dia. Entre sábado e domingo volta a chover com risco de temporais a partir do oeste do Estado.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: