Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

VENTOS DE SUDESTE ESPALHAM NUVENS BAIXAS PELO LESTE CATARINENSE

As fotos abaixo, tiradas por mim em Florianópolis, retratam bem como foi o dia de hoje em todo o leste catarinense. Ou seja, sol com nuvens baixas por todos os lados. Houve chuva na madrugada no nordeste do Estado e durante parte do dia, isoladamente.

Norte:
Sul:
Leste:
Oeste: As temperaturas se elevaram pelo Estado, principalmente no Vale do Itajai e Oeste. A máxima alcançou os 28.0ºC em São Miguel do Oeste e 27.2ºC em Indaial. No restante de SC fez entre 24 e 26ºC. A umidade relativa do ar ficou acima dos 50% em todo o Estado.

O dia pelo litoral também foi um tanto ventoso, com rajadas entre 30 e 60Km/h, alcançando um pico de 60Km/h na Ilha do Arvoredo em Governador Celso Ramos, 46.8Km/h em São José e 39.9Km/h em Laguna.


Essas nuvens pelo leste são provocadas pelos ventos de sudeste.Para explicar melhor veja a ilustração abaixo:


Podemos notar que a baixa pressão (representada pela letra "B") se deslocou para o oceano Atlântico. Sendo assim a frente estacionária de ontem se transformou em frente fria e já localiza-se no litoral de SP. O sistema de alta pressão (representado pela letra "A") na retaguarda da frente fria está também no oceano, só que a leste da Argentina, advectando vento úmido e relativamente frio para SC (setas em azul). Como a baixa pressão não se fechou como era previsto, não chegou a formar ciclone extratropical e por isso o sistema não é circulado na ilustração.

Para os próximos dois dias a previsão é de sol em todo o território catarinense. De Florianópolis ao litoral sul haverá bastante variação de nuvens e chance chuvisco no início e fim do dia. Entre sábado e domingo um cavado (área de baixa pressão alongada) no nível médio da troposfera associado a forte divergência de ventos em altitude deve declinar os níveis de pressão atmosférica em superfície, formando instabilidades que provocarão tempestades severas em SC, principalmente do oeste a serra. Risco alto para granizo e vendavais.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: