Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 13 de dezembro de 2008

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA CONTINUA ATUANDO

Um sistema de alta pressão representado pela letra "A" na ilustração, está quase que estacionado sobre o oceano Atlântico a leste do Uruguai e litoral norte da Argentina. Esse sistema transporta ventos frios e úmidos para o leste de Santa Catarina. No extremo oeste a formação já de um cavado em superfície (traços vermelhos na imagem) forma nuvens.

Em Florianópolis o dia amanheceu com garoa e sol simultaneamente, com direito a um belo arco-íris. Pela tarde o sol apareceu entre nuvens como podemos ver na foto abaixo tirada por mim.

Fez calor hoje no Estado, especialmente no oeste, meio-oeste, Vale do Itajai e Sul. De acordo com o INMET a temperatura chegou aos 30.0ºC em São Miguel do Oeste, 29.3ºC em Joaçaba, 29.0ºC em Indaial e 26.3ºC em Urussanga. Nas três primeiras regiões a umidade relativa do ar ficou baixa, entre 25 e 40%. Nas demais áreas do território catarinense as temperaturas acusaram entre 24 e 26ºC, mas com a umidade relativa mais alta a sensação de abafamento aumentou.

Para esse domingo a previsão é de sol e calor em todo o Estado. Porém do Oeste a Serra a chegada de um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude provoca convecção e chance de temporais isolados no fim do dia. Na segunda-feira esse cavado se transforma em Vórtice Ciclônico (VC- baixa pressão fechada) sobre o leste de SC, o que somado a circulação marítima pode favorecer chuvas nessa região. Na terça-feira esse VC em altitude forma um ciclone subtropical na costa de SP, o qual deve se deslocar para sudoeste passando bem perto da costa Sul do Brasil. Isso pode acarretar grandes volumes de chuva novamente no leste catarinense, além de ventos intensos. Alguns modelos de previsão colocam o sistema com pressão central de 998 hPa no início da quarta-feira.

Por isso, apesar de a previsão ser para a semana que vem, fica aí o alerta. O blog Paulo Tempo ficará de olho para levar a você todas as informações possíveis. Obrigado.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: