Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

NOVO BLOQUEIO ATMOSFÉRICO SE INSTALA A LESTE DO URUGUAI

Um novo bloqueio atmosférico se instalou no oceano a leste do Uruguai, fazendo o sistema de alta pressão pós frontal (letra "A" na ilustração) estacionar sobre essa área, sendo assim advectando ventos frios e úmidos para o leste de Santa Catarina, como podemos ver acima representados pelas setas azuis. No oeste e meio-oeste os ventos em altitude, representados pelas setas pretas, estão indo todos para nordeste e assim não há divergência de ventos e consequentemente ausência de instabilidade. Somado a isso temos ainda o efeito do relevo que faz com que os ventos úmidos que entram no litoral percam umidade ao subir a serra e cheguem secos ao oeste e meio-oeste. Ou seja só pode chover no leste.

O reflexo dessa situação pode-se ver na foto minha abaixo, mostrando Florianópolis com céu nublado.

Houve chuva pela manhã a começo da tarde na capital, acumulando 4.8mm na estação do bairro Capoeiras. Correndo pelo leste catarinense encontramos a mesma situação. Ocorreu precipitação fraca em Itapoá com 8.0mm, em Laguna com 5.6mm e em Urussanga com 3.2mm. A única região do leste em que o sol apareceu mais facilmente foi felizmente no Vale do Itajai. Por lá não choveu.

Chegou a fazer calor hoje no Estado, especialmente no oeste, meio-oeste e Vale do Itajai. As máximas chegaram aos 29.6ºC em São Miguel do Oeste e 27.0ºC em Indaial. No restante do território catarinense a grande quantidade de nuvens e os ventos frios do mar mantiveram as temperaturas mais amenas, ficando em torno dos 23/24ºC.

Para as próximas horas a previsão é que a circulação marítima continue dominando o leste, provocando chuvicos na madrugada e parte da manhã especialmente no litoral e sul do Estado. A partir de domingo o avanço de um cavado (área de baixa pressão alongada) a 5 mil metros de altitude aliado a divergência dos ventos nos altos níveis da troposfera deve favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o centro-oeste de SC, provocando temporais isolados com risco de granizo. No leste continua a mesma situação dos dias anteriores.

Estive analisando modelos de previsão numérica e cheguei a conclusão que 3 dos que pesquisei indicam uma coisa que merece atenção. O cavado em altitude que deve passar pelo centro-oeste catarinense deve fechar a circulação de seus ventos e formar um Vórtice Ciclônico (VC) sobre o leste do Estado na manhã de segunda-feira. Esse fator aliado ao estacionamento do sistema de alta pressão a leste do Uruguai provocando umidade marítima em SC, deve deixar em alerta todo o leste catarinense, especialmente o Vale do Itajai entre segunda-feira a noite e quarta-feira de manhã.

Como se não bastasse isso, os modelos indicam algo estranho na terça-feira, quando um sistema de baixa pressão em superfície com 1002 hPa de pressão deve se formar na costa de SP e avançar de nordeste para sudoeste passando bem perto da costa do Sul do Brasil. Com isso contribuindo ainda mais para que a umidade chegue em abundância no leste de SC. Além disso os ventos podem ficar muito fortes nessa área.

Vale ressaltar que por enquanto são apenas previsões, mas que podem se confirmar. O Blog Paulo Tempo estará em monitoramento diário para levar a informação a você leitor.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: