Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

FRENTE FRIA PASSA PELO MAR E PROVOCA NEBULOSIDADE E CHUVA EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos bastante nebulosidade pelo Estado, mais forte no nordeste catarinense. Chove em várias cidades no momento, como Florianópolis ( ver foto abaixo).


ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


Essa terça-feira, segundo dia do mês de dezembro, começou com muita nebulosidade carregada do oeste ao sul catarinense com registro de chuva fraca em algumas cidades, inclusive a prória região oeste onde fazia quinze dias que não havia precipitação. Nas demais regiões o dia também começou nublado mas o sol apareceu, levando as temperaturas máximas a 28.6ºC em Indaial e 25.0ºC em São José. Porém a tarde nessas regiões houve aumento significativo nuvens, provocando céu encoberto, como pode-se ver na foto abaixo, tirada por mim no bairro Capoeiras em Florianópolis.


Essa situação do tempo se dá devido a uma frente fria passando pelo mar associada a cavados (baixa pressão alongada) em altitude em uma intensa massa de ar frio na camada média da troposfera (a 5Km de altitude).

A tendência é que essa frente fria se desloque ainda mais pra leste nas próximas horas em virtude do bloqueio atmosférico. Com isso a alta pressão polar se desloca para o oceano Atlântico e se estaciona, provocando ventos frios e úmidos do oceano para o continente, trazendo tempo instável com chuvas constantes e preocupação para as áreas de SC que foram alagadas.

Veja abaixo o acumulado de precipitação previsto para as próximas 24 horas em Santa Catarina, retirado do site da Epagri Ciram.

O TEMPO HOJE NO BAIRRO CAPOEIRAS EM FLORIANÓPOLIS>

MÍN: 18.3ºC
MÁX: 26.0ºC
VENTO: 27.4Km/h
PRECIP: 7.9mm até as 20h


DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> ESTAÇÃO CAPOEIRAS

FOTOS: De minha autoria.

Nenhum comentário: