Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO DETERMINA A DISPOSIÇÃO DA NEBULOSIDADE EM SANTA CATARINA


Na imagem de satélite acima vemos mais nuvens e chegando até a ficar nublado desde o oeste ao sul catarinense. Isso se deve a um sistema de baixa pressão com 990 hPa (HectoPAscais) em alto mar representado pela letra"B" na ilustração. Percebe-se que seus ventos são de sudoeste em SC. Esses ventos são úmidos, entrando no planalto e sul do Estado e chegando seco ao litoral e nordeste catarinense ao descer a serra.

Esse padrão foi a determinação do dia de hoje. Ou seja, houve muita nebulosidade do oeste ao sul e tempo mais aberto e até com céu limpo nas outras áreas, onde fez calor com registro de 26.1ºC em Indaial, de acordo com o INMET. Em Florianópolis o dia chegou a amanhecer com muitas nuvens, como nota-se na foto abaixo tirada por mim no bairro Capoeiras.

Durante a tarde o sol predominou na capital, fazendo a temperatura subir para 24ºC. Veja na foto abaixo, também de minha autoria.

Em virtude do sistema de baixa pressão, tivemos intensas rajadas de ventos hoje, alcançando os 68Km/h em Laguna e 54Km/h no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis. Na estação da Ilha do Arvoredo em Governador Celso Ramos, que fica a 73 metros de altitude, as rajadas chegaram aos 80Km/h.

A tendência é que nas próximas horas o sistema de baixa pressão se desloque ainda mais para o alto mar. Com isso no começo da quinta-feira o vento vira para sudeste na região Oeste do Estado, fazendo a nebulosidade se dissipar nessa área. No fim do dia o vento vira para sudeste/leste em todo território catarinense e a resposta a isso será a formação de nebulosidade no litoral e vale do Itajai e a diminuição quase que total da nebulosidade nas demais regiões. As temperaturas, que já cairam na última madrugada, devem cair um pouco mais na próxima, chegando aos 5ºC no planalto sul.

Pelo menos até domingo os ventos do quadrante leste devem determinar a condição do tempo em Santa Catarina, favorecendo mais nuvens e chuva fraca no litoral e Vale do Itajai e tempo seco no restante do Estado.

DADOS:


-> CPTEC~INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: