Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

NEBULOSIDADE BAIXA ACENTUADA NO LESTE DE SANTA CATARINA

Acima podemos notar através da imagem de satélite, muita nebulosidade no leste de Santa Catarina (tons de verde claro). Abaixo, uma foto de minha autoria feita no bairro Capoeiras em Florianópolis durante a tarde comprova exatamente o que o satélite nos mostrou acima, ou seja, céu muito nublado com nuvens do tipo stratocumulus.

Esse tipo de nuvem forma-se quando há ar frio e úmido presente, como é o caso da condição atual da atmosfera onde temos uma alta pressão polar em alto mar transportando ar frio e úmido para parte de SC.

Assim foi o dia de hoje. Muito sol do oeste a serra e muitas nuvens baixas no leste alternando com aberturas de sol. Dentre as estações do INMET e EPAGRI-CIRAM só houve registro de chuva em São Francisco do Sul, de forma muito fraca.

O reflexo desse comportamento do tempo se deu nas temperaturas. No oeste e meio-oeste a presença do ar seco com umidade relativa que ficou entre 30 e 40%, possibilitou uma alta amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e a máxima), sendo que em São Miguel do oeste fez 12.8ºC as 07h e 27.1ºC entre as 17 e 18h, ou seja, amplitude de 14.3ºC. No leste com a presença da grande quantidade de nuvens, as temperaturas ficaram um pouco mais estáveis. Em São José fez mínima 17.2ºC e máxima de 23.5ºC no começo da tarde em função de algumas aberturas de sol.

Com o afastamento do sistema de baixa pressão, os ventos tiveram uma significativa diminuição de velocidade com relação a ontem quando passou dos 60 Km/h no litoral sul. Durante esta sexta-feira as rajadas máximas no litoral não passaram dos 20 Km/h, inclusive na estação da Ilha do Arvoredo em Governador Celso Ramos.

A partir de amanhã, perturbações ciclônicas (pequenas áreas alongadas de baixa pressão) a 5Km de altitude devem trabalhar junto com a umidade marítima em superfície e assim reforçando a instabilidade e consequentemente intensificando as chuvas no leste do Estado, especialmente entre domingo e segunda-feira. Nas outras regiões essas perturbações podem criar condições para temporais isolados no fim do dia, até com chance de granizo.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: