Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

TEMPERATURA MÍNIMA BAIXA NESTE COMEÇO DE DEZEMBRO EM SANTA CATARINA

Na imagem de satélite acima percebemos que o quadro de ontem se inverteu hoje. Ou seja, a nebulosidade diminuiu do oeste a serra e aumentou no leste catarinense, como pode-se ver na foto abaixo tirada por mim no bairro Capoeiras em Florianópolis.

Isso se deu em virtude da virada dos ventos para sudeste, consistente com o deslocamento do sistema de baixa pressão mais para leste. Isso possibilitou a entrada de um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar polar de fraca intensidade. Com isso fez frio para essa época do ano. A mínima chegou aos 3ºC no Morro da Igreja em Urubici e 5ºC em São Joaquim, cuja cidade serrana foi a única a apresentar precipitação nas últimas 24 horas.

A diferença de pressão entre a alta pressão que entrou no Estado e o sistema de baixa pressão em alto mar, criou novamente rajadas de ventos no litoral de SC, com registro de 63.3Km/h em Laguna, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

A tendência é que o sistema de baixa pressão contnue se deslocando ainda mais para o alto mar. Porém a alta pressão polar deve se deslocar também para alto mar e com isso advectará umidade marítima ao leste catarinense deixando o tempo instável com chuvas. No centro-oeste do Estado tempo seco nessa sexta-feira e sábado.

A partir de sábado a instabilidade se reforça em todo o território catarinense devido a perturbações ciclônicas (pequenas áreas de baixa pressão alongada) em altitude. Do oeste a serra o sol aparece e há chance de temporais. No leste as chuvas contínuas devem ganhar força e até com risco de temporais ao longo dia.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: