Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

RELATOS DO ÚLTIMO DIA DE 2008

Neste último dia do ano de 2008, o tempo está mais firme no oeste e meio-oeste e instável com sol nas demais áreas. No leste as primeiras horas do dia foram de céu encoberto, como pode-se perceber na foto abaixo tirada por mim no bairro Capoeiras em Florianópolis, a qual reflete a situação na região. Na hora do registro havia pingos de chuva, mas nada muito significativo.


Durante o dia o sol brilhou forte em todo o território catarinense. Fez calor, com sensação de abafamento no leste, pois a umidade a umidade relativa permaneceu alta, com valores acima de 60%. as temperaturas máximas chegaram aos 34.8ºC em São Miguel do Oeste onde a URA chegou a baixos 22%, 32.6ºC em Joaçaba, 32.1ºC em Urussanga, e 30.2ºC em Indaial e São José.

Ao longo da tarde a forte convecção provocou formação de nuvens com desenvolvimento vertical, do tipo Cumulunimbos. Nas fotos abaixo de minha autoria, tirada na capital catarinense, podemos ver a célula convectiva formada no sul catarinense.


Veja ela destacada na imagem de satélite:

O que está favorecendo essa formação de nuvens convectivas é a atuação do Jato de Baixos Níveis (ventos úmidos e quentes provenientes da Amazônia a 2 mil metros de altitude), calor e umidade alta em superfície, a presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) no nível médio da troposfera, a mais ou menos 5 mil metros de altitude e a presença do Jato Subtropical (ventos fortes lá no topo da atmosfera). No Uruguai há uma frente fria.

Na ilustração abaixo vemos os sistemas onde o Cavado é representando pelos traços pretos, o Jato Subtropical pela seta preta, o Jato de Baixos Níveis (JBN) pela seta vermelha e a frente fria pela linha com "dentes" azul. A letra B sobre o Paraguai representa uma baixa pressão, a qual atrai o JBN para SC.


A previsão do tempo para o primeiro dia de 2009 é de sol com variação de nuvens. A partir da tarde uma frente fria chega a SC e se alia aos sistemas já atuantes. Com isso espera-se temporais em todo o Estado, principalmente no leste a partir da tarde. Essa frente fria deve ficar como frente quente sobre a região Sul do Brasil, provocando tempo chuvoso (pancadas).

No fim da sexta-feira um forte cavado em altitude chega da Argentina e favorece a formação de um sistema de baixa pressão em superfície sobre a região sul do Brasil. Com isso espera-se chuvas fortes, com valores significativos sobre o leste catarinense, se estendendo para o sábado.

Atenção geral para o leste catarinense. Veja abaixo os enormes valores de chuva esperados entre sexta-feira e sábado. Vale lembar que no litoral pode ultrapassar os 80mm facilmente. Por isso não é bom se fixar nos valores e sim na quantidade.


No fim da noite de sábado a baixa pressão em superfície se desloca para o mar e se transforma em ciclone extratropical. Com isso a frente quente se transforma em frente fria e avança para o sudeste do Brasil. Sendo assim a chuva pára em SC e uma massa de ar frio entra no Estado, impulssionada pelo ciclone.


UM FELIZ ANO NOVO A TODOS VOCÊS E OBRIGADO POR VISITAR O BLOG!

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: