Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

VARIAÇÃO DE NUVENS E PERÍDOS DE CÉU ENCOBERTO ENTRE A SERRA E LITORAL CATARINENSE

Essa terça-feira foi marcada pelo sol, muita variação de nuvens e períodos de céu encoberto em Santa Catarina, especialmente entre a serra e a região litorânea onde houve alguma chuva isolada.

Hoje fez mais calor no oeste e meio-oeste, onde foi registrado máxima de 32.2ºC em São Miguel do Oeste e 28.5ºC em Joaçaba. Nas outras regiões a quantidade de nuvens não permitiu uma maior elevação de temperatura, levando as máximas a 26.5ºC em Indaial, 25.8ºC em São José e 23.3ºC em Urussanga.

A umidade relativa ficou alta, acima dos 70% pelo estado, exceto no oeste e meio-oeste onde ficou entre 45 e 60%. Isso permitiu um certo abafamento, mas nada comparado ao dia de ontem onde a temperatura de mais de 30 graus aliada a umidade beirando os 80% favoreceu um abafamento insuportável.

Perto da divisa com o PR a nebulosidade se desenvolveu melhor verticalmente agora no fim da tarde, provocando temporal com precipitação de 22.4mm (milímetros) em Caçador associada a ventos de 62.6Km/h as 18h na cidade.

A condição de tempo verificada sobre SC é provocada por um cavado (baixa pressão alongada, representado pelos traços pretos na ilustração)) em altitude, o qual atua melhor na divisa com o Paraná. Por isso a chuva forte em Caçador. Nas demais partes do centro-leste o que atua é a umidade marítima e também esse cavado, porém menos intensamente. Na Argentina percebe-se uma frente quente. Veja na ilustração abaixo:

cavado citado anteriormente está transformando a frente quente em frente fria na Argentina, a qual deve avançar amanhã para SC. Por isso já devemos ter temporais a partir da tarde em todo o Estado catarinense. Na quinta-feira, primeiro dia de 2009, haverá chuva forte durante quase todo o dia em forma de pancadas, principalmente no leste. No oeste não chove e faz calor.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: