Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2009 COMEÇA COM TEMPO ABAFADO E INSTÁVEL EM SANTA CATARINA

Veja os vídeos abaixo, feitos por mim e pelo Engenheiro Agrônomo Ronaldo Coutinho, mostrando como foi o tempo neste primeiro dia de 2009 em:


Florianópolis





E São Joaquim:


O ano já começou com calor e temperaturas chegando aos 31.4ºC em São Miguel do Oeste, 29.8ºC em Indaial e 29.0ºC em Joaçaba. Já pela manhã fazia mais de 26ºC na maior parte do Estado. No entanto no sul catarinense, incluindo a própria São Joaquim, o ano começou com temperaturas mais moderadas em virtude dos ventos de sudeste. A umidade relativa levantou e ficou acima dos 50% em SC durante a tarde.

Agora ao longo tarde as nuvens cresceram bastante no centro-norte do Estado. No momento chove isoladamente com descargas elétricas no oeste, planalto norte, Vale do Itajal, litoral norte e norte de Florianópolis. Na foto abaixo tirada por mim mostra a capital catarinense com céu carregado neste final de tarde. A chuva está vindo de norte/noroeste.



Para explicar a situação do tempo, veja a ilustração abaixo:


Temos a presença de uma frente estacionária no centro-norte de SC, a qual junto com o Jato Subtropical (seta preta na ilustração) e um cavado (área de baixa pressão alongada, representado pelos traços pretos) em altitude favorece a formaçõ de nuvens de desenvolvimento vertical desde o oeste até o litoral norte e Grande Florianópolis. No sul e planalto sul o que domina são os ventos de sudeste (setas azuis), os quais diminuem as temperaturas em toda a região e deixam o céu com nuvens baixas no litoral sul.

Para as próximas horas a previsão é de muita chuva em Santa Catarina, especialmente no leste. Isso em virtude da chegada de um intenso cavado da Argentina, o qual nessa sexta-feira deve gerar uma baixa pressão sobre a região sul do Brasil. Ou seja teremos bastante levantamento de ar e como consequentencia muita chuva, que no leste será mais volumosa em função da colaboração da umidade marítima trazida pelos ventos de sudeste. Deve chover pelo menos até segunda-feira. No domingo ja melhora no oeste e meio-oeste. Veja abaixo os volumes de chuva previstos:

Entre hoje e amanhã:

Entre amanhã e sábado:

Entre sábado e domingo:

Entre domingo e segunda:
DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: