Florianópolis
E São Joaquim:
Agora ao longo tarde as nuvens cresceram bastante no centro-norte do Estado. No momento chove isoladamente com descargas elétricas no oeste, planalto norte, Vale do Itajal, litoral norte e norte de Florianópolis. Na foto abaixo tirada por mim mostra a capital catarinense com céu carregado neste final de tarde. A chuva está vindo de norte/noroeste.

Para explicar a situação do tempo, veja a ilustração abaixo:
Temos a presença de uma frente estacionária no centro-norte de SC, a qual junto com o Jato Subtropical (seta preta na ilustração) e um cavado (área de baixa pressão alongada, representado pelos traços pretos) em altitude favorece a formaçõ de nuvens de desenvolvimento vertical desde o oeste até o litoral norte e Grande Florianópolis. No sul e planalto sul o que domina são os ventos de sudeste (setas azuis), os quais diminuem as temperaturas em toda a região e deixam o céu com nuvens baixas no litoral sul.
Para as próximas horas a previsão é de muita chuva em Santa Catarina, especialmente no leste. Isso em virtude da chegada de um intenso cavado da Argentina, o qual nessa sexta-feira deve gerar uma baixa pressão sobre a região sul do Brasil. Ou seja teremos bastante levantamento de ar e como consequentencia muita chuva, que no leste será mais volumosa em função da colaboração da umidade marítima trazida pelos ventos de sudeste. Deve chover pelo menos até segunda-feira. No domingo ja melhora no oeste e meio-oeste. Veja abaixo os volumes de chuva previstos:
Entre hoje e amanhã:
Entre amanhã e sábado:
Entre sábado e domingo:
Entre domingo e segunda:
DADOS:
-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM