Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

VÉSPERA COM TEMPORAIS E NATAL COM VARIAÇÃO DE NUVENS EM SANTA CATARINA

Na véspera de natal tivemos um dia muito quente em Santa Catarina, com valores de temperatura máxima em torno e acima dos 30ºC . Porém com a umidade relativa do ar alta em todo o Estado, a sensação de abafamento foi extremamente grande, trazendo desconforto.

Ao fim da tarde, como já previsto na segunda-feira e mostrado aqui no blog, um cavado (baixa pressão alongada) aliado a forte divergência dos ventos lá no topo da troposfera, ocasionou a formação de instabilidades por SC, organizadas em nebulosidade e pequenas células convectivas mais intensas. Em São José na Grande Florianópolis, uma forte tempestade desabou acumulando 24mm (milímetros) de precipitação entre as 15 e 16h. Logo depois a cidade de São Miguel do Oeste, no oeste, registrou um temporal com acumulado de 9.6mm de chuva e rajadas de vento de 49.6Km/h entre as 16 e 17h. No meio-oeste, Joaçaba também no mesmo horário e espaço de tempo teve chuva forte acompanhada de descargas elétricas, acusando no pluviômetro 19.2mm. Mais à noite, por volta das 19h um intenso temporal também se formou sobre o litoral norte, somando 28mm em Itapoá (próximo de Joinville) nesse horário.

Já hoje, neste dia de natal, o tempo ficou mais aberto no oeste e meio-oeste e com variação de nuvens, aparecimentos de sol e chuva isolada no leste. Em Florianópolis pela manhã havia sol com nuvens baixas como vê-se na foto abaixo tirada por mim do alto do Morro da Queimada em Florianópolis.

Com relação as temperaturas, houve calor, porém menos intenso em relação as dias anteriores. No litoral o vento sudeste refrescou um pouco. No Vale do Itajai o calor ainda foi bastante intenso. As máximas hoje alcançaram os 31.3ºC em Indaial, 27.4ºC em Dionísio Cerqueira, 26.7ºC em Urussanga, 25.7ºC em São José e 24.9ºC em Xanxerê. A umidade relativa do ar continou alta em todo o território catarinense.

Neste momento temos a formação de nubulosidade convectiva entre o Planalto Sul e Grande Florianópolis. Não há chuva por enquanto. Veja a foto abaixo tirada por mim aqui em Florianópolis agora pouco, mostrando uma camada de altostratus.

Bem para explicar o que está acontecendo no tempo neste dia de natal, vamos a ilustração seguinte:

Nela vemos uma frente fria que se formou entre o litoral da região sul e da região sudeste do Brasil. Com isso o vento sudeste entrou amenizando as temperaturas no Estado. No Uruguai há outra frente fria, a qual deve se acoplar a frente fria citada anteriormente. Com isso uma massa de ar seco e um pouco mais frio chega ao Estado. Esse sistema terá seu centro no oceano provocando umidade no litoral e deixando o tempo instável nos próximos dias pelo menos até segunda-feira. Nas demais áreas de SC sol com poucas nuvens. Fará calor em todo o território catarinense.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: