Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

SERRA AMANHECE COM GEADA E ESTADO TEM DIA COM POUCAS NUVENS

O inverno sentiu saudades de Santa Catarina e resolveu voltar nesse começo de verão astronômico. A temperatura caiu na serra e houve geada. Em São Joaquim na Vila Francioni o termômetro acusou mínima de 3ºC na madrugada. Na cidade, segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, nunca houve tantos registros de geada em Dezembro no período de 1955 a 2007. Em Urupema fez 4.9ºC nas primeiras horas desta sexta-feira. O frio foi mais intenso em áreas de baixada pois o ar frio é mais pesado e como não havia vento ele acumulou-se nesses locais. Pelo restante do centro-leste também houve um pouco de queda de temperatura causando um pouco de alívio. No litoral norte a cidade de Itapoá, região de Joinville, nas ultimas madrugadas estava fazendo mais de 22ºC. Já na de hoje fez 16.5ºC. Mesmo caso em São José onde registrou-se 18.3ºC. Em Urussanga, sul catarinense, fez 15.1ºC.

Durante o dia houve sol e poucas nuvens, como pode-se ver na foto abaixo tirada por mim em Florianópolis.

As temperaturas se elevaram, fazendo calor, principalmente no oeste. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), as máximas durante a tarde alcançaram os 30.1ºC em São Miguel do Oeste, 29.3ºC em Indaial, 28.5ºC em Urussanga, 27.9ºC em Joaçaba, 27.3ºC em São José, 26.5ºC em Itapoá e 25.0ºC em Laguna.

A umidade relativa do ar ficou baixa, especialmente do oeste a serra, chegando a 28% em São Joaquim e Joaçaba, 30% em São Miguel do Oeste e 39% em Ituporanga e 44% em Urussanga. No litoral a URA ficou alta.

Essa condição de tempo é explicada pela entrada de uma crista que é um alongamento de uma alta pressão em altitude (traços pretos pontilhados na ilustração acima) em todo território catarinense, a qual impede o levantamento do ar, causando seu secamento e formando uma massa de ar seco em superfície (área circulada em vermelho em volta da letra "B" na ilustração). Por isso verificou-se umidade relativa baixa.

No centro-leste catarinense além da crista em altitude que causa ar seco, temos também um sistema de alta pressão polar em superfície (letra "A") sobre o oceano Atlântico, o qual favorece temperaturas mais baixas nessa parte do Estado, além de provocar circulação de umidade na faixa litorânea.

Para os próximos dias a tendência é que a crista em altitude continue impedindo a formação de nuvens e mantenha uma massa de ar seco sobre Santa Catarina. Porém a partir de segunda-feira o avanço de um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude vindo da Argentina deve provocar temporais isolados nos fins de tarde dos ultimos três dias do ano de 2008.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM
-> CLIMATERRA

Nenhum comentário: