Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

TEMPERATURA ALCANÇA 35ºC EM INDAIAL E PONTOS DO ESTADO TEM PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA COM TROVOADAS

Umidade aumentou, temperatura subiu ainda mais, nuvens se desenvolveram e a chuva chegou.

O dia de hoje em Santa Catarina foi de sol, muita variação de nuvens, aumento da umidade relativa do ar, a qual ficou acima dos 45% na maior parte do território catarinense, beirando os 100% durante a tarde no litoral. Com as temperaturas altas, a combinação de URA e calor, provocou abafamento e sensação de desconforto. As temperaturas subiram tanto, fazendo os termômetros acusarem máxima de 35.0ºC em Indaial, 33.0ºC no aerporto de Florianópolis, 32.2ºC em São José, 31.9ºC em São Miguel do Oeste, 31.0ºC em Urussanga e 30.9ºC em Joaçaba.

Ao longo da tarde a nebulosidade aumentou do Oeste a Grande Florianópolis e Litoral Norte e células convectivas isoladas se formaram. Na capital catarinense, houve pancada de chuva com descargas elétricas perto das 15h, como pode-se ver na foto abaixo tirada no bairro Capoeiras, assim como também agora pouco:

A estação particular de Capoeiras registrou máxima de 33.7ºC hoje. As pancadas de chuva acumularam no pluviômetro 14.2mm (milímetros) e continua chovendo em Florianópolis.

Na cidade mais fria do Brasil, São Joaquim, no início da tarde já houve chuva, acusando por volta do meio-dia 8mm de precipitação no pluviômetro do INMET.

Para entender o que está acontecendo no tempo, veja a ilustração abaixo:


O que está favorecendo a formação de nuvens convectivas isoladas em SC é um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude sobre o RS, representado pelos traços pretos na ilustração, o qual faz o ar levantar em SC. Além disso temos um frente fria no mar na altura do litoral catarinense, que aumenta a convergência de umidade e calor e também a atuação do Jato Subtropical (ventos fortes lá no alto da atmosfera, representado pela grande seta preta na ilustração), o qual sustenta a nebulosidade convectiva.

Para as próximas horas a tendência é que a frente fria se desloque para o alto mar e não toque o continente. Porém o cavado ainda favorecerá as pancadas de chuva. Na quarta-feira, último dia do ano de 2008, a formação de uma baixa pressão em superfície sobre SC, deve favorecer a forte convergência de calor e umidade, o qual junto com os sistemas em altitude podem provocar chuva forte na vespera de ano novo, principalmente na serra e litoral. O primeiro dia de 2009 será instável com chuvas em SC devido a chegada de uma frente fria, a qual organizará a nebulosidade.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: