Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

SANTA CATARINA EM ALERTA DEVIDO PREVISÃO DE CHUVAS ABUNDANTES E VENTOS FORTES PARA AS PRÓXIMAS 72 HORAS

Alerta geral está sendo dado no Estado de Santa Catarina. Há previsão de que um intenso cavado, que é uma espécia de borda de uma baixa pressão lá no alto da atmosfera, atinja o Sul do Brasil hoje provocando chuvas abundantes em solo catarinense, especialmente no leste, se estendendo para o sábado. Nesses dois dias é esperado incríveis 200mm ou até mais na região leste do Estado.

No fim do sábado o cavado em altitude fecha sua circulação de ventos se transformando em um Vórtice Ciclônico e formando um ciclone extratropical no mar na altura de Santa Catarina e Paraná. Com isso junto a chuva espera-se ventos intensos e mar bravo na costa catarinense, que é a mais preocupante neste momento. Há previsão de ventos superiores a 50Km/h e atingindo picos de 70Km/h a 80Km/h. No mar as ondas podem chegar a 4 metros de altura perto das praias, causando forte ressaca, que segundo o Engenheiro Agrônomo Ronaldo Coutinho pode ser histórica para essa época. Estarei atualizando os dados nessa postagem de vem em quando nesse período de intensa instabilidade. Fique acompanhando. Ao fim de cada dia você terá a postagem completa, feita normalmente aqui no blog.

-----------------------------´´---------------------------------------------
ATUALIZAÇÕES:

16h:00->
Chuva forte em Itapoá, litoral norte

14h:40->
Última imagem de satélite no canal visível mostra realmente mais nuvens nas regiões onde chove agora.

14h:30-> No momento chove no oeste, parte do meio-oeste, Vale do Itajai (principalmente), Grande Florianópolis e parte do sul do Estado.

12h:00-> Chove forte em Araranguá, sul do Estado.

11h:30->
Chove neste momento em todas as regiões do Estado, sendo mais intensa em parte do meio-oeste, no Vale do Itajai, na Grande Florianópolis e no sul catarinense.

03h:20-> Última imagem de satélite já mostra o crescimento da instabilidade:

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Nenhum comentário: