Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CHUVA DEU TRÉGUA NO DOMINGO MAS VOLTOU NESTA SEGUNDA-FEIRA

O tempo resolveu colaborar ontem, domingo, com os catarinenses que já haviam se decepcionado com o sábado chuvoso. Isso porque a previsão ainda era de chuva na madrugada e manhã do domingo no litoral, o que não ocorreu. Já hoje nesta terceira segunda-feira do mês, o tempo voltou a se instabilizar e a chuva voltou. Não deu nem tempo de aproveitar a manhã no litoral, pois o céu já apresentava muita nebulosidade.

De acordo com o INMET e EPAGRI-CIRAM, em SC entre a meia-noite e 20h de hoje já choveu 44.0mm em Siderópolis, 24.0mm em Laguna, 21.0mm em Indaial, 16.4mm em Joaçaba, 9.0mm em Urussanga, 5.5mm em Itajai, 5.0mm em Ituporanga e 3.2mm em São José.


O que provocou a volta de chuva é um sistema frontal estacionário entre o RS e SC, associado a uma área de baixa pressão entre o PR e nosso Estado. Na ilustração abaixo percebe-se melhor o sistema frontal e a baixa pressão (B). No litoral norte da Argentina uma alta pressão. Os traços pretos representam um cavado em altitude, o qual mantem uma massa de ar seco em superfície sobre a Argentina.
Para as próximas horas espera-se ainda chuva em SC. Na terça-feira a frente estacionária se deslocará mais pra norte e a alta pressão sobre o litoral da Argentina estará sobre o mar. A baixa pressão entre o PR e SC se deslocará para o mar. A diferença de pressão entre essa baixa pressão e a alta pressão também sobre o mar, provocará ventos de sudeste úmidos nos próximos dias no leste catarinense, provocando chuva constante, de forma orográfica.

DADOS:


->
CPTE/INPE

->
INMET

->
EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: