Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

LITORAL CATARINENSE ENFRENTA VENTOS FORTES NESTA TERÇA-FEIRA

O que marcou o dia de hoje para os que moram na região litorânea de Santa Catarina foi com certeza o forte vento, especialmente entre a madrugada e manhã. De acorodo com o INMET, CLIMATERRA e EPAGRI-CIRAM, as rajadas hoje atingiram os 92.8Km/h na Ilha do Arvoredo em Governador Celso Ramos (Grande Florianópolis), 72.3Km/h em Laguna (litoral Sul), 62.4Km/h em São Francisco do Sul (litoral Norte), 59.0Km/h no aeroporto de Florianópolis (Grande Florianópolis), 54.6Km/h em Itajai (Baixo Vale do Itajai), 54.3Km/h em São José (Grande Florianópolis) e 44.6Km/h em Itapoá (Litoral Norte).

Como esse vento é de sudeste provindo do oceano e consequentemente úmido, ele acaba formando nuvens e chuviscos isolados, como no Morro da Igreja em Urubici, onde desde a meia-noite de hoje já acumulam-se 39.4mm (milímetros) de precipitação. Mesmo caso de Urussanga e Araranguá onde já choveu hoje 15.0mm e 12.0mm, respectivamente. Na capital catarinense chegou a chuviscar muito isoladamente e sem acumular no pluviometro. A nebulosidade vinha e se dissipava, vinha e dissipava e assim seguiu o dia. Abaixo podemos ver imagens de Florianópolis, tiradas por mim no fim da tarde.

As temperaturas parmaneceram amenas, pois o vento além de ser úmido, é fresco e levemente frio. Além disso a grande nebulosidade ajudou. Tanto é que a máxima hoje não passou dos 23.9ºC em Joaçaba e 23.6ºC em Araranguá. Até o oeste catarinense, que enfrentara calor nesses últimos dias, teve um alívio. Em São Miguel do Oeste a temperatura chegou aos 23.2ºC durante a tarde. A excessão foi o Alto Vale do Itajai e norte do Estado onde passou dos 26ºC, mas com pouca sensação de calor.

POR QUÊ OCORREU ESSE VENTO TODO?

A explicação vem após a visualização da imagem sinótica abaixo, feita por mim com base em modelos de previsão.


Os ventos foram causados pela diferença de pressão entre a Alta Pressão sobre o litoral da Argentina (letra "A") e uma baixa pressão sobre a costa de SP (letra "B"). Como o litoral de SC está bem na divisa dessa zona de gradiente de pressão, os ventos foram muito fortes aqui. Nota-se também que os ventos vem do mar, assim trazendo umidade.

VEM CHUVA!

Para os próximos dias, pelo menos até o domingo, a diferença de pressão entre a alta pressão sobre o oceano na altura do Uruguai e a baixa pressão também no oceano próximo da costa de SP, causará ventos de sudeste úmidos, que deixarão o dia com muita nebulosidade baixa e chuva isolada no leste de Santa Catarina. Entre a sexta-feira e sábado a chuva pode ficar mais intensa e persistente devido ao reforço de um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude que chegará da Argentina. No oeste e meio-oeste catarinense o tempo fica seco e faz calor, com temperaturas acima dos 29ºC, chegando a picos próximos de 34ºC.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> CLIMATERRA
-> INMET

Nenhum comentário: