
Como esse vento é de sudeste provindo do oceano e consequentemente úmido, ele acaba formando nuvens e chuviscos isolados, como no Morro da Igreja em Urubici, onde desde a meia-noite de hoje já acumulam-se 39.4mm (milímetros) de precipitação. Mesmo caso de Urussanga e Araranguá onde já choveu hoje 15.0mm e 12.0mm, respectivamente. Na capital catarinense chegou a chuviscar muito isoladamente e sem acumular no pluviometro. A nebulosidade vinha e se dissipava, vinha e dissipava e assim seguiu o dia. Abaixo podemos ver imagens de Florianópolis, tiradas por mim no fim da tarde.

POR QUÊ OCORREU ESSE VENTO TODO?
A explicação vem após a visualização da imagem sinótica abaixo, feita por mim com base em modelos de previsão.

Os ventos foram causados pela diferença de pressão entre a Alta Pressão sobre o litoral da Argentina (letra "A") e uma baixa pressão sobre a costa de SP (letra "B"). Como o litoral de SC está bem na divisa dessa zona de gradiente de pressão, os ventos foram muito fortes aqui. Nota-se também que os ventos vem do mar, assim trazendo umidade.
VEM CHUVA!
Para os próximos dias, pelo menos até o domingo, a diferença de pressão entre a alta pressão sobre o oceano na altura do Uruguai e a baixa pressão também no oceano próximo da costa de SP, causará ventos de sudeste úmidos, que deixarão o dia com muita nebulosidade baixa e chuva isolada no leste de Santa Catarina. Entre a sexta-feira e sábado a chuva pode ficar mais intensa e persistente devido ao reforço de um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude que chegará da Argentina. No oeste e meio-oeste catarinense o tempo fica seco e faz calor, com temperaturas acima dos 29ºC, chegando a picos próximos de 34ºC.
DADOS:
-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> CLIMATERRA
-> INMET