Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

CHUVA QUE JÁ ULTRAPASSA OS 70MM (MILÍMETROS) NO SUL DE SANTA CATARINA DEIXA ESTADO EM ALERTA

Antes de começar a postagem, veja os vídeos abaixo de minha autoria mostrando a chuva em:

Florianópolis:


E São José:


Bem, como vimos, choveu e está chovendo em solo catarinense, principalmente no sul do Estado, assim como previsto. Nas estações automáticas do INMET, desde a meia-noite de hoje até as 20h:00 já choveu 74.2mm em Araranguá, 62.6mm em Urussanga, 37.6mm em Xanxerê, 30.2mm em Indaial, 30.2mm em Florianópolis (EPAGRI-CIRAM), 25.4mm em Caçador, 24.4mm em Itapoá (regisão de Joinville), 27.4mm em Laguna e 19.6mm em São José.

Outro destaque de hoje uma intensa chuva em Xanxerê as 07h da manhã, acompanhada de ventos de 74.8Km/h, provocando acumulado de 19.4mm na estação automática do INMET nesse horário. No litoral sul os ventos já estão aumentando e o mar está começando a se mecher mais. Em Laguna as rajadas hoje já alcançaram os 56.1Km/h no fim da tarde. No litoral norte já superam os 30Km/h. Na Ilha do Arvoredo em Governador Celso Ramos(Grande Florianópolis) as rajadas já chegam a quase 60Km/h. Sinal de que a baixa pressão tá se fortalecendo.

Na ilustração abaixo feita por mim na imagem colorida do satélite GOES, podemos observar os sistemas atuantes hoje:

Um cavado (alongamento de uma baixa pressão) em altitude sobre a Argentina, representado pelos traços pretos, favorece o forte levantamento do ar e formando uma baixa pressão relativa em superfície sobre o Sul do Brasil (letra "B"). Com isso os ventos do sistema de alta pressão frio no mar (letra "A") são voltados para essa área do país. Isso tudo favorece o grande volume de chuva em Santa Catarina.

ALERTA GERAL!

Entre hoje a noite e amanhã a tarde a chuva pode se intensificar ainda mais sobre SC, especialmente no leste onde pode ocorrer mais alagamentos.

Mapa de previsão de chuva para as próximas 24 horas:



Isso porque nas próximas horas o cavado em altitude deve converter a baixa pressão em ciclone extratropical sobre o mar na altura de SC, PR e SP. Por isso os ventos aumentam de intensidade e o mar começa a ficar bravo com ondas acima dos 4 metros de altura nas praias, especialmente entre a tarde de sábado e manhã de domingo.

Ventos previstos para o sábado:

INVERNO DENTRO DO VERÃO!

O ciclone extratropical deve favorecer a entrada de uma massa de ar frio no domingo que pode surpreender muitos turistas que vieram para cá em busca de sol, calor e praia.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM
-> CLIMATERRA

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom seu esclarecimento.
Parabens!!