

Para se ter uma idéia do clima ameno que está fazendo, tomamos o exemplo de Caçador, onde nessa última madrugada fez 12.2ºC e durante a tarde só chegou aos 23.2ºC em virtude da nebulosidade e do pouco calor. Em Joaçaba a mínima foi de 13.3ºC e a máxima alcançou os míseros 25.5ºC, ridículos para um verão.
Seguindo em direção ao oeste do Estado, a cidade de São Miguel do Oeste registrou mínima de 15.8ºC. Porém a tarde fez um pouco de calor devido ao céu limpo, chegando aos 29.2ºC, mesmo assim baixa para essa época.
Agora dando meia volta e seguindo ao nosso litoral, vemos que o verão está mais para outono ou até um inverno. Em Itapoá, região de Joinville, a mínima na última madrugada foi de 16.9ºC, chegando aos 27.2ºC durante o dia. Em Urussanga a mínima de hoje foi de 16.2ºC. Ontem a cidade amanheceu com apenas 14.7ºC, ou seja, frio para verão. Durante as tardes não tem passado muito dos 26ºC. Outro exemplo é a própria capital catarinense, onde a menor temperatura desta sexta-feira foi de 16ºC, alcançando apenas 24ºC à tarde.
Para o sábado a tendência é que essa circulação de ventos úmidos permaneçam sobre o leste catarinense. Mas sempre naquela situação: umidade do leste e tempo seco do oeste a serra com bastante amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima). No domingo a alta pressão sobre o oceano se intensifica e o bloqueio atmosférico fica mais forte também. Com isso mais umidade virá para o nosso litoral. Essa condição aliada a chegada de um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude deverá instabilizar bastante o tempo, provocando chuva principalmente no nordeste e litoral catarinense. No oeste e meio-oeste deve haver pancadas e melhora ligeira do tempo. Essa chuva se prolonga para o início da próxima semana.
DADOS:
-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM