Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PREVISÃO DE MUITA CHUVA E FORMAÇÃO DE CICLONE SUBTROPICAL NA COSTA SUL DO BRASIL

Nas últimas horas tem chovido bastante no litoral de SC, especialmente entre Florianópolis e Litoral Norte. A chuva por vezes chega a ser mais intensa, mas de uma forma geral pancadas rápidas seguidas de chuviscos e períodos de melhora e até com abertura de sol. Nas fotos abaixo vemos Florianópolis com chuva e logo a seguir com aberturas entre as nuvens.

De acordo com o INMET e EPAGRI-CIRAM desde a meia-noite já choveu entre 25 e 40mm na grande Florianópolis e Litoral Norte do Estado. Nas outras regiões fez sol e calor com aumento de nuvens e neste momento já há pancadas de chuva.

Para entender o motivo dessa situação do tempo veja a imagem sinótica abaixo.

O que está provocando esse aumento de instabilidade é um intenso cavado (área de baixa pressão alongada, representando pelos traços pretos na imagem) lá no alto da atmosfera que se encontra sobre o nordeste da Argentina. Esse cavado lá no alto fez o ar levantar bastante, gerando áreas de baixa pressão (letra "B") em superfície sobre a Região Sul do Brasil. No litoral catarinense, a queda da pressão atmosférica fez intensificar a chegada de umidade marítima (seta azul) e por isso a chuva ficou mais persistente e até mais forte. Do oeste a serra a baixa pressão atrai os ventos quentes e úmidos da floresta Amazônica (seta vermelha).

Para as próximas horas a tendência é que a baixa pressão continue provocando instabilidades e bastante chuva. Os acumulado podem superar os 50mm (milímetros) e chegando até 80mm no nordeste catarinense.

A quinta-feira deve ser de nebulosidade variável, com maior chance de chuva durante quase todo o dia no leste. Pode haver acumulados altos. Entre quinta e sexta-feira as áreas de baixa pressão devem se intensificar, se deslocar para o mar e desenvolver um ciclone subtropical na costa do Sul do Brasil. Esse sistema deve provocar intensificação dos ventos, principalmente entre Florianópolis e Litoral sul, com rajadas superiores a 50Km/h. O mar começar a ficar agitado. No decorrer da sexta-feira o cavado em altitude posiciona seu centro sobre o sul do Brasil e assim o ar seca devido movimento descedente (vento descendo) dentro do sistema. Com isso uma área de alta pressão domina a região Sul do Brasil, deixando a chuva restrita ao litoral norte catarinense em virtude ainda da circulação do ciclone.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: