Durante a manhã e parte da tarde o sol apareceu e fez calor, mas principalmente abafamento em virtude da combinação: alta umidade+calor=abafamento. Para se ter uma idéia em Florianópolis por exemplo, durante a tarde fazia sol, a temperatura estava em 30ºC e a umidade relativa beirando os 70%!. Imagine a sensação que estava. Eu senti isso!
Bem, como tempo bom para quem mora no leste dura pouco, ao longo do dia a nebulosidade cresceu rapidamente. Veja nas minhas fotos abaixo tiradas na capital catarinense, mostrando a evolução das nuvens.
Final da manhã: Ensolarado

Começo da tarde: Aumento de nuvens

Final da tarde: Chuva

Agora pouco: um belo arco-íris

Foi assim em várias cidades do leste. Em algumas a chuva veio até mais cedo. No sul do Estado por volta das 17h uma tempestade acumulou em pouco tempo 17.6mm de chuva. Na cidade de Laguna agora pouco por volta das 19h um temporal com ventos de 52.2Km/h fez o pluviometro acusar 7.2mm. Em Indaial outro temporal um pouco antes, somou 9.8mm. Em Capivari de Baixo e Tubarão 80% da população ficou sem energia elétrica devido a um vendaval no fim da tarde de hoje.
Veja a imagem sinótica abaixo:

O que está provocando essa instabilidade é um sistema de baixa pressão (letra B), o qual está evoluindo para ciclone subtropical (sistema com núcleo quente em superfície e nucleo frio em altitude) devido ao fechamento de um Vórtice Ciclônico (VC), que é uma baixa pressão, só que lá no alto da atmosfera. Parte do centro desse VC já provoca tempo bom no oeste catarinense. Porém sua borda ainda mantem o sistema de baixa pressão atuando sobre o restante do Estado, bem como toda a região sul do Brasil.
A tendência é que nas próximas horas o ciclone subtropical esteja formado. Ele deve se formar mais ao sul do RS e por isso não fará tanto vento aqui no litoral catarinense. No máximo rajadas de 50Km/h no litorla sul. O mar se agitará, mas não há previsão de ressaca. No sábado o ciclone já em alto mar deve se converter para extratropical (nucleo frio) e assim deverá atrair entrada de ar relativamente mais frio do sul do continente sul-americano, que junto com o ar quente trazido pelo antes ciclone subtropical, acabará formando uma frente fria. Esse sistema frontal deve chegar entre sábado e domingo em SC, provocando pancadas de chuva. Porém no domingo a frente fria se desloca para o oceano e o tempo já melhora. O calor continua mas o ar seca.
DADOS:
-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM