Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 22 de abril de 2009

INSTABILIDADE TOMANDO CONTA DE SANTA CATARINA


Finalmente! Após vários dias em que se via sempre poucas ou nenhuma nuvem nas imagens de satélite, nessa madrugada de quarta-feira temos essa bela imagem acima:

Não é mentira não caro leitor. Nas últimas semanas apenas viamos núcleos isolados de nuvens provocando chuva esporádica no leste. Alguns apenas para registrar presença, pois nem chovia. Neste momento chove em quase todo o Estado catarinense, exceto no sul e planalto sul. Em São Miguel do Oeste, na primeira hora de hoje o pluviômetros já fazia festa, acumulando 7.2mm (milímetros).

O que está provocando essa chuva, é a chegada de um cavado, que é uma área com baixa pressão atmosférica lá no alto da troposfera. Na borda dese sistema, parte onde estamos, há levantamento do ar, gerando uma baixa pressão em superfície e consequentemente a formação de nuvens de chuva.

Acredito que todos estão querendo fazer a velha pergunta: Como vai ficar o tempo? Segundo os modelos e sites de previsão, o tempo hoje (quarta-feira) deve apresenta-se instável com chance de pancadas de chuva em todo o território de SC. Há risco de granizo e vendavais localizados. Na quinta-feira a chuva fica concentrada no litoral, sobretudo na Grande Florianópolis e parte do litoral sul onde poremos ter acumulados de 100mm em 24 horas.

Na próxima segunda-feira poderemos ter uma boa onda de frio outonal! Até mais.

FONTE:

INMET
CPTEC/INPE
EPAGRI-CIRAM
CLIMATERRA

Nenhum comentário: