Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 1 de maio de 2009

MAIO SERÁ O REPLAY DE ABRIL?

Maio, mais um mês de estiagem ou o retorno da chuva?

O mês de maio começou com tempo seco em boa parte de SC, exceto no leste onde houve mais nebulosidade e vapor d'água no ar. Porém nem essa região registrou chuva. Confira no mapa abaixo, o total de chuva acumulado nas últimas 24 horas no Brasil. Note que em SC está em branco, ou seja, sem precipitação. (Clique para ampliar).

A frente fria marítima que passou no último dia de abril, ligeiramente se afastou para o litoral da região Sudeste do país. A alta pós frontal desse sistema localiza-se no oceano próximo do litoral uruguaio e gaúcho, provocando nuvens baixas do tipo Stratus em quase toda faixa leste do sul e sudeste do Brasil. Veja ela na carta sinótica abaixo:

Com essa cobertura de nuvens tivemos temperaturas amenas no leste catarinense, registrando máxima de 22,9ºC em Araranguá, 22,4ºC na capital, 22,2ºC em Laguna, 21.3ºC em Indaial e 21,1ºC em Itapoá.

Já no oeste fez um pouco de calor, chegando a 26,2ºC em São Miguel do Oeste, sendo que umidade relativa acusou 39% durante a tarde. Esse ar seco dos últimos dias proporcionou uma noite com relativo frio, registrando 10,7ºC em Joaçaba na última madrugada. Isso acontece porque os ventos úmidos do mar que chegam no leste e provocam nuvens, ao subirem a serra geral acabam por acontecer a consensação de sua umidade e assim esse vento chega seco no oeste e meio-oeste.

A tendência é que o sábado e domingo sejam de tempo bom em SC. Na segunda-feira também, porém o leste/nordeste do Estado podem sofrer a influência de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Esse sistema por incrível que pareça já era para estar provocando chuvas no oeste do Sul do Brasil hoje, porém por não ter alimentação de umidade amazônica provinda do Jato de Baixos Níveis, ele acaba nem surtindo efeito. Na segunda-feira com o reestabelecimento do Jato de Baixos Níveis, o VCAN já mais deslocado para leste, deve provocar as referidas instabilidades no leste/nordeste catarinense, deixando em branco as outras regiões onde passou. Com isso mais uma vez as regiões de estiagem vão passar sem chuva. Veja abaixo o mapa de previsão numérica do Cptec/inpe para São Miguel do Oeste, mostrando a previsão das variáveis meteorológicas até o dia 8. Note que praticamente não irá chover neses próximos dias, salvo meio milímetro no fim da tarde de amanhã, o que pode nem se confirmar.

Para quem espera-se como eu por frio intenso, a notícia não boa por enquanto. Para essa primeira quinzena de maio, não há indicativo de frio intenso em SC. Esse período deve ser de pouca chuvas, umidade relativa baixa durante as tardes e grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e a máxima).

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> CLIMATERRA
-> INMET

Nenhum comentário: