Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 2 de junho de 2009

PODE NEVAR!

Recentemente li o site da empresa gaúcha de Meteorologia MetSul e constatei a previsão para neve nesta terça-feira no planalto sul catarinense e por ventura até no meio-oeste!. A nótícia é fantástica e se confirmar será deslumbrante ver o sul do Brasil amanhecendo sobre flocos de neve.

A madrugada de segunda-feira já foi congelante. No Morro da Igreja em Urubici a temperatura chegou a -0,9ºC com registro do fenômeno Sincelo, que é o congelamento do nevoeiro no momento em que esse se deposita sobre as árvores e objetos altos. Nos outros municípios fez mínima de 1,6ºC em São Joaquim (com chuva fraca), 4,0ºC em Xanxerê e 5,0ºC em Dionísio Cerqueira. A madrugada só não foi mais fria em virtude da cobertura de nuvens que havia e ainda há na região.

A próxima madrugada tende a ser ainda mais fria, com previsão de temperaturas em torno -1ºC em São Joaquim e região e abaixo disso no Morro da Igreja, onde as 01:00hs dessa madrugada de terça-feira já tinha seus -2,4ºC. Mas definitivamente será na madrugada de quarta-feira que o frio baterá seu recorde, registrando até -7ºC na serra, temperaturas negativas em todo o planalto e abaixo de 8ºC positivos em todo o leste e litoral. Deve ocorrer geada ampla e generalizada em todo o Estado, inclusive próximo do litoral em áreas longe do mar.

DADOS:

INMET
CLIMATERRA
CPTEC/INPE
METSUL

Um comentário:

Unknown disse...

Aqui em São Marcos-RS, nevou ontem 03-06-09, foram apenas alguns minutos , mas nevou.