Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DO FRIO PARA O CALOR

Na postagem de ontem, foi comentado sobre o frio que havia feito na madrugada/manhã e inclusive foi posto uma tabela com as mínimas. Hoje, como alertado na previsão, o calor aumentou e venho lhes trazer os valores de temperatura máxima em Santa Catarina. A maior temperatura foi dada em Urussanga, sul do Estado onde fez 32,0ºC. Apesar de ter feito esse calor durante a tarde, pela manhã fazia era frio de 7,5ºC, levando a amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) a 24,5ºC!

Em seguida, temos Joaçaba no meio-oeste onde fez 29,7ºC. Para se ter uma idéia, nos últimos três meses só teve um dia com máxima alta no município, sendo de 26ºC no dia 29 de junho, de acordo com o INMET. Ou seja, hoje foi o único dia em 3 meses que Joaçaba teve máxima beirando os 30ºC!

Veja a tabela abaixo com as temperaturas máximas de hoje

Urussanga

32,0ºC

Joaçaba

29,7ºC

Siderópolis

29,5ºC

São Miguel do Oeste

28,3ºC

Araranguá

27,4ºC

Dionísio Cerqueira

25,8ºC

Caçador

25,7ºC


As cidades junto ao litoral não tiveram muita elevação das temperaturas em virtude das intensas rajadas de vento do quadrante norte que sopraram durante quase todo o dia com velocidade entre 30 e 45Km/h.

A tendência é que nas próximas horas a nebulosidade aumente na divisa de SC com o Estado gaúcho devido a chegada da frente fria, podendo ocorrer já chuva e tempoerais isolados nessas áreas na manhã de quinta-feira. No decorrer da tarde o tempo se instabiliza no restante de SC e também chove.

Na sexta-feira uma parte do sistema frontal se desloca para o litoral do Sudeste do Brasil e a outra parte fica sobre SC como frente quente, provocando pancadas de chuva com acumulados localmente elevados.

Entre sábado e domingo ocorre um processo denominado ciclogênese, ou seja, a formação de um ciclone extratropical e assim o nascimento de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil, a qual se deslocará para nordeste e em sua retaguarda uma massa de ar frio e seco estabiliza o tempo em território catarinense no início da próxima semana.

DADOS: -CPTEC/INPE - INMET - EPAGRI/CIRAM-

Nenhum comentário: