Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

FRENTE FRIA TROUXE VENTOS DE ATÉ 82KM/H NO SUL CATARINENSE

A frente fria prevista há alguns dias entrou rapidamente em Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira. Na virada do ventos para o quadrante sul, as rajadas foram fortes, como em Araranguá onde o anemômetro da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 70,9Km/h entre as 5 e 6 horas da manhã. No município teve-se notícia de quedas de árvores próximo do vale rio Araranguá e interrupção no fornecimento de energia elétrica, cuja combinação provocou um acidente de moto.

Em Florianópolis, com o avanço do sistema frontal, também registrou-se rajadas intensas de ventos, as quais acusaram 52,5Km/h por volta das 16h. Esses ventos acompanhados da chuva levaram as temperaturas aos 15ºC as 22h na capital.

Em Laguna a pressão atmosférica caiu para 1001,8hPa durante a madrugada. A consequência disso foi novamente o vento, que apresentou rajada de 82Km/h as 6 horas da manhã.

Acompanhe na tabela abaixo os ventos máximos registrados hoje em SC:

Laguna

82,0Km/h

Araranguá

70,9Km/h

Siderópolis

60,6Km/h

Xanxerê

60,4Km/h

Joaçaba

57,2Km/h

Florianópolis

52,5Km/h

Itajaí

50,7Km/h


Com relação as temperaturas, hoje fez calor pelo Estado. O curioso é que as máximas no oeste e sul foram dadas durante a madrugada e não a tarde como de costume. Em Araranguá, por exemplo, a máxima foi de 27,1ºC as 3 horas da madrugada! Porém com o ventos sul esse valor foi declinando ao longo da manhã e a mínima do dia foi de 10,2ºC as 23h! Em Laguna, a temperatura que na madrugada era de 25,6ºC caiu para 13,4ºC as 23h.

Nas outras regiões catarinenses próximas do PR as temperaturas máximas se deram à tarde, fazendo 27,1ºC em Indaial, 23,2ºC em Itapoá e 22,6ºC em Florianópolis.

A chuva não foi muito significativa, até porque o vento forte e o deslocamento rápido da frente fria não ajudou. O único valormais condiderável foi em Florianópolis onde a estação automática da Epagri-Ciram no bairro Itacorubi obteve 11,6 milímetros.

PREVISÃO:

A previsão segue indicando uma sexta-feira e sábado de sol com muitas nuvens e risco de trovoadas nos extremos do dia próximo da divisa com o RS em virtude de uma frente quente. Nas outras regiões predomina sol, calor e variação de nuvens. No domingo a formação de uma frente fria sobre o Sul do Brasil deve provocar tempo severo em todo território catarinense, melhorando ao longo da segunda-feira.

DADOS: CPTEC/INPE - INMET - EPAGRI/CIRAM - JORNAL CORREIO DO SUL

Nenhum comentário: